Everson Boeck
Wink está sendo velado no Salão Nobre do Palacinho, na Praça da Bandeira
Everson Boeck
[email protected]
Amanhã será sepultado o ex-prefeito de Santa Cruz do Sul, Armando Wink, que faleceu na madrugada dessa segunda-feira, 15 de setembro, aos 85 anos de idade. Vítima de mal súbito, ele está sendo velado no Salão Nobre do Palacinho, na Praça da Bandeira. Políticos, familiares e amigos acompanham o velório. A missa de corpo presente será às 9h30min da manhã de amanhã e, em seguida, às 10 horas, acontece o enterro, no Cemitério Municipal. O prefeito Telmo Kirst decretou luto oficial de três dias no município.
Armando Wink teve uma importante participação na área polícia do município. Foi eleito prefeito de Santa Cruz em 1982 e esteve à frente do Executivo Municipal até 1988. Wink foi o idealizador da Oktoberfest, a segunda maior festividade da cultura germânica no Brasil – a primeira é em Blumenau, em Santa Catarina – que este ano está em sua 30ª edição em Santa Cruz do Sul. Anteriormente, entre 1977 e 1981, havia sido vice-prefeito de Arno Frantz. Ele também foi presidente do Esporte Clube Avenida e enquanto político acompanhou importantes acontecimentos no município, como a criação e implantação da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), por exemplo.
Conforme uma das filhas, Sandra Hohgraefe, nos últimos anos Wink se dedicava à família e acompanhava alguns assuntos na Viação União Santa Cruz, empresa da qual era sócio, e não apresentava problemas graves de saúde. Da vida política ele já estava afastado há mais tempo. Armando morava com a esposa, Jenny Wink, em Santa Cruz do Sul e, além de Sandra, era pai de mais dois filhos, Sérgio e Sílvia. Tinha sete netos e uma bisneta.
Sandra salienta que a família se sente agradecida pelo apoio e homenagens que está recebendo. “O pai sempre foi muito bem quisto na comunidade porque uma das características mais evidentes dele é sua bondade. Ele sempre quis ajudar as pessoas; sempre muito amigo, muito próximo da família e conhecidos. Além disso, sempre foi um político muito correto e, por tudo isso, sempre muito respeitado”, comenta.
Palavra do prefeito
Na tarde de hoje, o prefeito Telmo Kirst divulgou uma nota a respeito da morte de Armando. “Wink foi um abnegado. Além da sua trajetória como empresário de sucesso na vida privada, não se furtou e abriu mão do seu tempo precioso para se dedicar à vida pública em Santa Cruz do Sul como político de conduta ilibada. Lembro-me bem quando ele era prefeito, das inúmeras vezes em que frequentou meu gabinete em Brasília. Seus pedidos e projetos sempre mereceram atenção especial, já que todos tinham um único objetivo: auxiliar o desenvolvimento de Santa Cruz, pensando no bem-estar e no futuro da nossa comunidade. Neste momento de luto e para prestar nossa última homenagem, devolvo ao Armando o Palacinho, espaço que ele ocupou para governar o nosso município, deixando o legado de um grande homem público e um exemplo de ética e honestidade que ficará para a história.”