Luciana Mandler
[email protected]
Durante a pandemia, o Procon Municipal de Santa Cruz do Sul tem recebido diversas reclamações. Até o momento, foram protocoladas 859 reclamações, nas seguintes áreas: assuntos financeiros, serviços essenciais, produtos, serviços privados, saúde, habitação e alimentos.
O que chama a atenção é que a área de assuntos financeiros possui o maior índice. Foram 295 reclamações, o que representa 34,34% do total. “Nesta área, o maior problema é referente à cobrança de empréstimos consignados, que na grande maioria não foram contratados pelos consumidores”, revela o coordenador do Procon Municipal, Marcelo Estula.
Logo atrás está serviços essenciais, com 216 reclamações, o que representa 25,15%. Neste caso, o maior problema diz respeito à cobrança indevida/abusiva de telefonia celular, seguido de cobranças da energia elétrica e água/esgoto.
Em terceiro lugar do pódio está a área de produtos, com 186 reclamações, representando 21,65% dos encaminhamentos protocolados. O maior problema está relacionado a artigo de cozinha, como coifa, exaustor, panela, talher, filtro de café, porta-filtro, louças, etc, no que se refere à garantia (abrangência e cobertura), desistência de compra, não entrega/demora na entrega do produto e/ou produto com vício.
Serviços privados representam 15,83% do total, seguido de saúde – com 2,56%. Habitação soma 0,35% e setor de alimentos 0,12%. (Confira o número de reclamações e o percentual na tabela).
COMPRA ON-LINE
Para quem achou que as reclamações por compras on-line aumentariam durante a pandemia, se enganou. De acordo com Marcelo Estula, as reclamações se mantiveram praticamente as mesmas, o maior problema é em relação a compras efetuadas em sites não confiáveis. “Orientamos aos consumidores realizarem sempre uma pesquisa prévia na própria internet referente a reclamações do site em que deseja efetuar a compra”, diz.
Além disso, dúvidas ou registros de reclamações podem ser feitos pelo telefone/WhatsApp (51) 3711-4548, telefone 151 ou e-mail: [email protected] . “O atendimento presencial no Procon Municipal, atualmente, se dá somente após análise da impossibilidade de realizar de forma remota, mediante hora marcada”, aponta. Atendimento via telefone aos consumidores ocorre de segunda a sexta, das 9h às 16h.