Dois programas pertencentes ao projeto de extensão Aprendizes do Tempo, ação que integra o projeto Avós na Comunicação, estrearam no sábado, 27, na Rádio Comunitária de Santa Cruz do Sul. Bom Dia Santa Cruz vai ao ar das 6 às 8 horas. Já o Terceira Idade Atual inicia às 8 horas e tem duração de 60 minutos.
Em parceria com o Departamento de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o espaço era um desejo dos idosos, participantes da atividade. Arbino Class, 72 anos, participa do projeto desde 2009 e, para ele, a estreia na Comunitária é uma conquista importante.
“Esta oportunidade me trouxe a sensação de objetivo alcançado. É uma vitória alcançarmos isso. Quando procurei a Rádio Comunitária, eles logo concordaram em passar nosso programa. Nesses quatro anos de Aprendizes do Tempo eu estava aprendendo; agora, estou realizando”, comenta Arbino.
Agência A4/ Rafaela Schneider
Os programas do Aprendizes do Tempo irão ao ar todo sábado, na Rádio Comunitária
RECONHECIMENTO
Mirela Hoeltz, jornalista e coordenadora do Avós da Comunicação, explica a influência de Arbino Class nessa ação. “Ele foi até a rádio para ver a possibilidade de horário, com uma carta de apresentação do projeto e com os programas que já haviam gravado”, relembra a coordenadora.
Depois de uma semana receberam a notícia de que poderiam ocupar a grade de programação. “Então, definiram o sábado pela manhã como a melhor opção”, explica. Mirela classifica a oportunidade como um “reconhecimento de um trabalho que vem sendo desenvolvido desde 2009”.
Agência A4/ Rafaela Schneider
Arbino Claas: oportunidade trouxe a sensação de objetivo alcançado
Para Rafaela Schneider, é “maravilhoso poder estar envolvida”. Acadêmica do 4º semestre de Jornalismo na Unisc, ela afirma que, com a conquista, a motivação e o interesse dos participantes aumentaram. Isso tudo porque conseguiram o que tanto queriam: “ser ouvidos por seus amigos, familiares e conhecidos”, declara.
O PROJETO
O Avós na Comunicação é uma iniciativa que visa o bem-estar dos idosos e sua inserção em atividades culturais e saudáveis. Além do Aprendizes do Tempo, o projeto conta com Oficina de Fotografia, Jornal Novos Velhos e o Tardes de Luz, onde os idosos têm contato com o cinema.
O projeto tem o apoio do Departamento de Comunicação Social da Unisc, do Serviço Social do Comércio (Sesc), Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo, Programa Terceira Idade na Unisc e locadora Center Vídeo.