Início Opinião Aprendizagem Sistêmica: Como motivar os alunos a trabalharem juntos? (Parte 1)

Aprendizagem Sistêmica: Como motivar os alunos a trabalharem juntos? (Parte 1)

Não é de hoje a vontade dos professores em despertar em seus alunos o desejo de gostar da escola e torná-los cada vez mais motivados pela busca por novos conhecimentos. Há controvérsias sobre a aplicabilidade de jogos motivacionais, que podem trazer efeitos negativos para a sala de aula. A Aprendizagem Sistêmica oferece uma variedade de alternativas para prevenir que esses acidentes aconteçam.
Recompensas e motivações provocam problemas frequentes. Não motivamos nossos alunos colocando uns contra os outros e formando uma sala de aula em que existem “ganhadores” e “perdedores”. A motivação por recompensas pode existir momentaneamente, mas não cumpre o objetivo de transformar a sala de aula em uma comunidade de aprendizes, além de provocar o distanciamento de um número determinado de alunos que, frequentemente, perde nas competições.
O programa Aprendizagem Sistêmica pouco tem a ver com esses métodos antigos aplicados. O programa constantemente produz resultados impressionantes, sem os efeitos negativos que as recompensas e competições podem trazer.
Há mais de 35 anos, pesquisas sugeriram que as recompensas tangíveis e esperadas minavam a motivação dos alunos. Funcionava da seguinte forma: “Se você fizer isso, terá aquilo em troca”.
Os alunos têm sistemas cerebrais complexos, grande determinação e necessidade de autonomia. Não bastam, portanto, recompensas baseadas somente em pontos positivos e estrelas em prol de um bom desempenho. Uma vez que as premiações são retidas, os alunos tendem a se desmotivarem. O interesse passa ser somente pelo prêmio, razão pela qual isso pode prejudicar diretamente o desempenho em sala de aula.
Não devemos criar sistemas de incentivos que prejudiquem o interesse dos alunos pelo conteúdo; devemos, sim, criar artefatos que os inspirem o entusiasmo e a curiosidade. Se quisermos uma turma que tenha um bom desempenho escolar, a utilização de recompensas irá contribuir negativamente, impedindo a cooperação entre eles e tornando a aprendizagem desvalorizada.
Para produzir uma aprendizagem significativa e duradoura, temos de tornar uma aula mais emocionante, pois o aprendizado emocional é mais bem-recordado. Aprender baseado em premiações torna o aprendizado mais limitado. (continua)

*Orientadora e Consultora do portal Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br)