Um dos princípios com os quais trabalhamos na Aprendizagem Sistêmica é a Interdependência Positiva, que cria situações em que os alunos se sentem do mesmo lado, e que o sucesso de um aluno contribui diretamente para o sucesso do outro, ou seja, este princípio incentiva os alunos a ajudarem uns aos outros e trabalharem juntos, criando um senso de comunidade e não de competição.
A competição para muitos gera estresse e ansiedade, causando danos à aprendizagem na memória, no desempenho e na concentração. Mas temos inúmeras estratégias motivacionais que trabalham de forma positiva sobre esses alunos. Aqui, em vez de competição, com recompensas e punições, o nosso foco é a cooperação!
Pesquisas revelam que elogios, recompensas verbais ou feedback positivo aumentam a motivação e a autoestima, permitindo sentir-se bem não somente pelo elogio recebido, mas perante a pessoa que nos elogiou. A emoção criada com estas atitudes influencia nossas ações.
As estruturas oferecidas pela Aprendizagem Sistêmica possibilitam trabalhar as habilidades sociais de parabenizar, escutar, cumprimentar, despedir etc. A estrutura Dupla Dinâmica, por exemplo, permite trabalhar essas habilidades sociais sem a existência de recompensas, e sim por meio de emoções positivas que trabalham o clima cooperativo na sala de aula.
Algumas estruturas da Aprendizagem Sistêmica, tais como “Várias Cabeças, Uma Sentença”, “Dupla Dinâmica”, “Quiz-Quiz-Troca” e o “Jogo da Memória” trabalham a motivação com o conteúdo de maneira supervisionada. A ideia é permitir a troca de opiniões e é essa interação na sala de aula que torna os alunos extremamente motivados.
Cooperação, criatividade, lealdade, perseverança e responsabilidade são virtudes trabalhadas que visam à construção do caráter. Podemos ensinar nossos alunos a se sentirem orgulhosos ao observarem o seu próprio trabalho, sendo a reflexão um poderoso método para alcançar este objetivo.
A Aprendizagem Sistêmica oferece uma vasta quantidade de estruturas que podem ser aplicadas em sala de aula. Com isso, possibilita ao professor inovar o método de ensino que costumava ser monótono, passando este a trazer uma novidade a cada dia. Assim, tornamos uma sala de aula mais descontraída, compartilhando nosso entusiasmo pelo aprendizado.
*Orientadora e Consultora do portal Planeta Educação (www.planetaeducacao.com.br)