Débora Dumke – [email protected]
Ao passar na Marechal Floriano é possível conferir as oficinas de artesanatos que estão acontecendo no Sine Santa Cruz, localizado no número 907. Durante toda a semana as artesãs puderam vivenciar de pertinho como é a produção de um artigo artesanal.
As oficinas tiveram início na segunda-feira, 13, com a oficina de crochê com a artesã Janete Stumm. Na terça-feira a foi realizada a de EVA emborrachado com a artesã Elenita Fernandes. Já na quarta-feira foi a vez da oficina de tecido acessório com a artesã Nair Gardin. Ontem, 16, foi pintura em tela com a artesã Mara Andrade e hoje, 17, a de Bordado em Ponto Cruz com a artesã Lourdes Job. As oficinas foram realizadas no turno da tarde das 13h30 às 15h30.
A programação coincide com a Semana do Artesão, que iniciou na segunda-feira, 13, e segue até esta sexta-feira, 17. A data em que se comemora o Dia do Artesão é no domingo, 19. Para participar das oficinas não necessitava de inscrição.
As atividades estão sob coordenação de Jorge Wolmann, responsável pelo Programa Gaúcho de Artesanato em Santa Cruz e Região e também por Solange Finger, coordenadora da Agência Regional de Desenvolvimento de Santa Cruz do Sul (Sine).
Para a professora Mara Andrade, que na quinta-feira, 16, ministrou a oficina de pintura na tela, a importância é transmitir para todas as pessoas o dom que ela tem. “Com isso podemos passar o dom para um público maior e assim, elas terem essa facilidade de começar a despertar sobre a pintura. Utilizo a técnica há 25 anos e aprendi em casa eu mesma tentando pintar, e logo em seguida, fui me aprimorar com os cursos. Já realizei várias aulas em pintura em tela, tecido e vidro e agora estou aqui demonstrando o que sei”, destacou.
Para Ana Carolina Machado, de 18 anos, que na semana passada tinha ido ao Sine Santa Cruz à procura de uma vaga de trabalho, a oficina se apresentou como nova oportunidade. “Eu vim e anunciaram que haveria as oficinas nesta semana. Eu achei muito interessante para aprender, uma vez que não estou trabalhando. Com esse aprendizado, quem sabe, ir aprimorando, tendo em vista que qualquer coisa já é um grande diferencial, e temos que procurar nos destacar”, contou.
O Programa Gaúcho do Artesanato é o principal do gênero no Rio Grande do Sul. “Aqui no Sine orientamos o artesão, promovemos oficinas, cursos, participação nas duas salas de artesanatos, são dois espaços para organizar as mercadorias e exposição e venda de artesanatos. As oficinas são algo básico para instigar a curiosidade das mulheres. A iniciativa se deu para elas terem mais oportunidades. O trabalho do artesão já é reconhecido, então ele tem um amparo no nosso programa como: poder participar em eventos abertos e fechados, lojas e comprar seus materiais com o desconto, apresentando a carteirinha do artesão. Por enquanto, as oficinas acontecem só nesta semana, em razão do Dia do Artesão, mas o desejo é de que aconteça mais vezes”, destacou Jorge Wolmann.