Luciana Mandler
[email protected]
Depois de dois anos sem realizar o Encontro Gaúcho da Amizade devido à pandemia de covid-19, a Casa da Amizade de Santa Cruz do Sul foi anfitriã da 12ª edição do evento, o maior do gênero no Rio Grande do Sul, que reuniu associadas gaúchas e de outros três Estados de 18 a 20 de agosto na Associação Atlética Souza Cruz. A entidade local foi escolhida como sede pela coordenadoria do Distrito 4680 do Rotary Club.
Sob administração da presidente da Casa da Amizade de Santa Cruz, Rosa Maria Kraether, mas coordenado e organizado pela vice-presidente Maria Faleiro, que contou ainda com a ajuda de Iara Silva, a programação iniciou na noite do dia 18, quinta-feira, com coquetel elaborado por Hilda G e atrações artísticas, entre elas o Coral da AABB. O evento teve a presença de convidados, autoridades, rotarianos e governadores de Rotarys.
Na sexta-feira, 19, houve atividades ao longo do dia e diversão na “Noite Brasileira”. “Tivemos apresentações de projetos e foi um dia de muito aprendizado e premiações. Durante a tarde, tivemos uma palestra com Jardel Beck e a presença da nossa coordenadora nacional, Cleusa Rizo. E na Noite Brasileira, participantes puderam ir com qualquer roupa nas cores da bandeira do Brasil e teve apresentações artísticas, entre elas Gatas e Coroas, grupo da Casa da Amizade de Santa Cruz”, lembra Maria Faleiro.
Para encerrar, no sábado, 20, houve palestra com Jeferson Cappellari e as convidadas tiveram uma aula sobre as Casas da Amizade, como administrar e preparar um projeto. “Ao final, ocorreu a Noite Alemã, com baile típico, regado a música e gastronomia. Tivemos a presença das soberanas da Oktoberfest, que divulgaram o evento, e animação musical da banda Som Livre, com música alemã. Na ocasião, nos preparamos belamente com roupas típicas alemãs. Demos tiaras de brinde para as convidadas, para ficarem ainda mais no clima”, recorda Maria.
Ou seja, foram três dias intensos de atividades e também noites de diversão para alegrar e confraternizar. “Para nós foi um desafio, pois nunca fizemos um evento grande assim, uma responsabilidade muito grande, mas que foi um evento que surpreendeu. As convidadas elogiaram, adoraram a recepção e as noites temáticas”, destaca a organizadora.
O evento reuniu 252 associadas, correspondentes a 22 Casas da Amizade do Rio Grande do Sul. O encontro contou com entidades de Paraná, Piauí e Santa Catarina. “Para nós foi um privilégio porque o encontro acontece fora do Estado de outra maneira e vieram nos prestigiar. Foi um prazer enorme recebê-las”, conclui Maria.