Início Sem categoria Apoteose vence o concurso de curtas-metragens

Apoteose vence o concurso de curtas-metragens

Alyne Motta – [email protected]

Na noite de sábado, 29 de setembro, aconteceu a Mostra de Curtas-Metragens, promovida pelo Departamento Municipal de Cultura e com o apoio da JTI. O Espaço Camarim exibiu os filme (A)Normal, Apoteose, Passado Presente, Dia de Verdade, Um sorriso negro e Kieran, sendo Apoteose o grande vencedor.
A produção de Matheus Unfer de Freitas e Marina Vlacic Morais foi escolhida a melhor, e recebeu o prêmio no valor de R$ 1.500,00. O filme foi produzido para a disciplina de Projeto Experimental do curso de Comunicação Social – Produção em Mídia Audiovisual da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).

Divulgação/Apoteose

Produção de Matheus e Marina (E) foi a vencedora do concurso

Para Matheus, o primeiro prêmio vem sempre com alegria. “Estamos muito contentes com o resultado, que só foi possível graças ao esforço de todos”, declarou em entrevista. “O esforço dos atores e músicos foi fundamental. Só temos que agradecer a eles”, acrescentou.
“Sabíamos que outros colegas, com trabalhos de qualidade estavam participando e foi satisfatório vencer”, comentou Matheus, que não pôde estar presente na noite de exibição. O curta-metragem Apoteose está sendo inscrito em diversos festivais e pode ser encontrado na internet.

O CURTA-METRAGEM
Um jovem assiste TV com um olhar triste, desanimado, trocando canais e encontra o comercial do festival “O Melhor Gaiteiro do Mundo”. No comercial, uma apresentadora sorridente e simpática enfatiza a grandiosidade do festival, e um autêntico Gaiteiro Gaudério toca intensamente uma bela milonga na gaita.
O jovem que antes estivera desanimado, agora sorri e prontamente o festival que dará o título de “Melhor Gaiteiro do Mundo” passa a ser um motivo de dedicação e alegria em sua vida. A ideia do curta, conforme Matheus e Marina, é falar sobre a busca da felicidade e o quão difícil ela é.

Divulgação/Apoteose

Apoteose fala sobre o sonho de ser o melhor gaiteiro do mundo

Conforme os diretores, Apoteose promete fazer com o que o espectador sinta fortes e diferentes emoções do início ao fim da história. Segundo os diretores, “esta produção instigará o público a refletir sobre a força da dedicação e a busca pela felicidade, tão presente em nossas vidas”, explicam os produtores.
A trilha sonora, composta especialmente para o curta pelos músicos Willian Alex Bender e Lucas Kist, consegue através do impactante som da gaita junto à fantástica interpretação de nove atores santa-cruzenses, transformar a história, contada quadro a quadro, em um verdadeiro espetáculo.
Os atores foram Juliano Maccarthy (jovem), Tatiana Schaedler (apresentadora), Cássio Fruet (gaiteiro gaudério), André Ricardo (gaiteiro anão), Simoni Helfer (gaiteira metaleira), Thiago Machado (gaiteiro alemão), Sabrina Kohn (gaiteira francesa), Delcio Mandler (jurado), Maria Peçanha (jurada) e Guilherme Posser (adestrador de cães).