O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias do Fumo e Alimentação de Santa Cruz do Sul e Região (Stifa) inicia, na próxima segunda-feira, 28, o diálogo com a direção da Excelsior Alimentos. A categoria de trabalhadores da alimentação que é vinculada ao sindicato está há três anos sem acordo anual e a intenção é retomar o diálogo, aproximando a entidade da indústria e dos seus empregados.
O presidente do Stifa, Gualter Baptista Júnior revela que o encontro contará com diretores da Excelsior Alimentos, direção do Stifa e assessoria jurídica do sindicato para reiniciar um processo que está paralisado. “Um setor que é representado pelo Stifa que está há três anos sem a negociação com a presença do sindicato precisa deste momento”, conta o presidente, que elegeu como prioridade o caso, elencando esta retomada das tratativas com empresa como uma das primeiras ações da nova gestão.
A reunião ocorrerá às 14 horas, e deve marcar um momento inicial para futuras negociações. “Esta é uma abertura do diálogo, que foi muito bem aceita pela empresa. Será uma reunião de alinhamento para que seja possível criar uma aproximação e dar início às negociações”.
Por meio destes acordos entre o sindicato e a indústria ocorrem os reajustes anuais de salário e avanços em benefícios para os trabalhadores de uma determinada categoria. No caso da alimentação, apenas os colaboradores da Excelsior – cerca de 630 funcionários – que estão sem este acordo, situação que caminha para o quarto ano sem acerto entre as partes. “Acreditamos que agora poderá ocorrer uma negociação. Iremos aparar as arestas para iniciar um processo negocial que é necessário”, complementa o presidente do Stifa.