DANIELA ZINN
[email protected]
Em 1° de outubro de 1982, surgiu a Associação dos Aposentados e Pensionistas de Santa Cruz do Sul (Apopesc). Hoje, a entidade está completando 34 anos de trajetória, e luta pela defesa dos direitos de seus associados, sendo filiada à Federação dos Trabalhadores Aposentados e Pensionistas do Rio Grande do Sul (Fetapergs) e à Confederação Brasileira dos Aposentados e Pensionistas (Cobap).
“Hoje estamos comemorando 34 anos de uma luta incessante. Graças a todas as diretorias que tivemos até hoje, temos o que temos. Estou muito feliz por sermos referência para outras Associações do Estado. Agradeço a todos os sócios, pois sem eles, não existiria a associação”, declara Guenter Reitzer, presidente da Associação.
A Apopesc conta com benefícios para os sócios, como médicos, dentistas, advogados, fisioterapeutas entre outros, e está localizada na Rua 7 de Setembro, 503.
COMO SURGIU
O dia 24 de julho de 1982 foi uma data muito importante para os aposentados e pensionistas de Santa Cruz do Sul. Neste dia um grupo de santa-cruzenses junto com a coordenação do fundador Dorval Knak, reuniu-se surgindo a ideia de criar uma entidade com o propósito de defender os interesses de duas classes que lutam para conquistar seus direitos.
A partir daí, foi discutido e elaborado um projeto estatutário e definida a data da primeira assembleia, dia 1º de outubro de 1982, data da fundação da Apopesc. Desde 20 de novembro de 1984 está filiada à Fetapergs e à Cobap. A nova sede foi inaugurada dia 27 de março de 2009. Na sala destinada à diretoria está localizada a galeria dos ex-presidentes e fundador, uma homenagem para aqueles que fizeram e ainda fazem parte da entidade.
Nesta sexta-feira, 30 de setembro, a Apopesc comemorou seu aniversário em confraternização no Centro Cultural 25 de Julho. O evento contou com a presença do presidente da Fetapergs, José Pedro.