“O mundo digital mudou a forma como as pessoas se relacionam. Hoje, quando queremos conhecer alguém, a primeira fonte de informação que buscamos são redes sociais”. A constatação feita pelo consultor Stefan Ligocki, palestrante do Café Empresarial realizado na manhã desta terça-feira (16), demonstra a importância de trabalhar a nossa marca pessoal nessa era digital. O tradicional evento de networking da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul abordou nesta edição o tema Marketing Pessoal na Era Digital. Mais de 60 pessoas, entre empresários e profissionais, participaram do encontro, no auditório da entidade. O Café Empresarial conta com o patrocínio do Banco de Desenvolvimento Econômico do Extremo Sul (BRDE), da Universidade de Santa Cruz (UNISC) e o apoio da Café Preto.
Professor e palestrante nacional nas áreas de Marketing, Vendas e Empreendedorismo, Stefan Ligocki compartilhou com os participantes seus conhecimentos profissionais e também sua história pessoal. A experiência de sair de uma empresa sólida e ficar sem emprego foi a motivação para investir na construção de sua marca pessoal. A partir daí passou a ser um consultor especializado em gerenciar crises, ensinando empresas e profissionais a potencializar suas carreias e negócios utilizando os recursos das mídias sociais. “As pessoas têm que aprender a trabalhar a imagem pessoal primeiro no meio digital e depois no off-line”, orienta Ligocki.
Em sua palestra abordou assuntos como marketing pessoal, reputação, comportamento no ambiente digital, como usar o Linkedin para gerar oportunidades de negócios, além de uma série de dicas para fortalecer e construir a marca pessoal no mundo digital. A primeira, é cuidar o que curtimos, comentamos, compartilhamos e publicamos nas redes sociais. É esse comportamento que vai influir na construção de nossa reputação, explica o palestrante. Outra dica é ser pró-ativo e produzir conteúdo que tenha relevância.
Segundo o consultor, dependo do público que se quer atingir há uma rede social mais indicada. Destaca o Linkedin – a maior rede profissional do mundo – como uma mídia ideal para negócios e relacionamento profissional e afirma que as pessoas ainda não perceberam a importância de sua eficácia. “No Brasil, já são 36 milhões de pessoas participando desta rede”, diz Ligocki, apontando os ótimos resultados que estão obtendo em termos de carreira, negócios, novos empregos, além de convites e contatos profissionais. “O Linkedin é o oceano azul, dentro do conceito de Marketing, um espaço que ainda não foi totalmente explorado e por isso reserva inúmeras possibilidades e oportunidades”, afirma.
Destaca, porém, que seu uso ainda é limitado. Diz que é comum as pessoas fazerem um perfil no Linkedin quando estão desempregadas ou procurando uma nova oportunidade profissional e raramente voltam a acessar a rede. “Muitas vezes nem completam todas as informações do perfil”. Orienta que é necessário destacar não somente a posição que ocupou, mas os resultados que gerou para a empresa.
O segredo é se destacar
Gerar conteúdo é fundamental para quem está participando do Linkedin. Stefan Ligocki sugere pílulas de conhecimento para a área em que o profissional atue ou dicas que vão fazer a diferença para os seus clientes e na vida das pessoas, que gerem “insigths” de negócios e de carreia.
“Apareça e cresça”, ensina. Não importa se pessoa é muito ou pouco experiente. O consultor lembra que esta é uma rede democrática que diferente das demais mídias sociais as pessoas são avaliadas pelo conteúdo e não pela aparência, por isso é preciso se destacar bem lá, começando pelo perfil. Ele recomenda inclusive que empresas façam perfis nesta rede para contatarem bons profissionais.