Everson Boeck
[email protected]
Com o passar de cinco décadas a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santa Cruz do Sulse consolidou como uma importante promotora de interação social entre as pessoas com deficiência intelectual e múltipla (PCDs) e a comunidade. Ontem, 25 de novembro, a instituição completou 50 anos de atuação no município. A celebração reuniu alunos, familiares, docentes e colaboradores da Apae nas dependências da entidade durante a tarde.
Às 14 horas o presidente da entidade, Edemilson Severo, organizouo momento em que os balões foram soltos pelos alunos. Representando a idade da Apae, 50 balões na cor vermelha – já em clima natalino –coloriram o azul do céu, podendo ser vistos a uma longa distância. Após, dentro do pátio da instituição, a família apaeana promoveu um grande abraço na Apae entoando um forte “parabéns a você”.
Outro momento marcante foi a plantação de uma árvore no pátio da escola. Junto a ela foi enterrada a cápsula do tempo, que contém reportagens, desenhos feitos pelos alunos, fotos, textos, entre outros materiais que registram a caminhada da entidade deste seu surgimento até a presente data. A sessão solene da Câmara Municipal de Vereadores também homenageou a instituição. No local, um dos grupos de dança da Apaefez uma emocionante apresentação.
Conforme Severo, a plantação da árvore simboliza uma construção e um crescimento. “Ao plantarmos a árvore pensamos em retratar a vida. A cor verde, ao crescer e ser bem cuidada, traduz a vida – assim como foi a Apae durante meio século”, destaca. Já a cápsula do tempo, segundo ele, servirá para que as próximas gerações conheçam e dêem valor para o trabalho realizado até então. “Sugerimos que ela seja aberta daqui a 50 anos. Ela retrata a importância e o carinho de tudo que foi feito até hoje”, considera.
No dia 27 de novembro, próxima quarta-feira, acontecerá o jantar em comemoração à data. Ele será realizado no Quiosque da Praça, a partir das 20h30. Os ingressos são limitados, no valor de R$ 50,00 por pessoa. Maiores informações pelo telefone (51) 3711-3098.
A entidade
Desde novembro de 1963, a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Santa Cruz do Sul vemrealizando inúmeros eventos e múltiplas ações junto à comunidade, com o propósito de manter serviços e projetos ou ainda, incrementar atividades, que diretamente beneficiem os deficientes de todas as idades. AApae, oferece gratuitamente serviços especializados nas áreas da educação, saúde e assistência social para seis municípios da região: Santa Cruz do Sul, Vera Cruz, Herveiras, Passo do Sobrado, Sinimbu e Vale do Sol. Atualmente são 332 alunos atendidos, entre crianças, jovens e adultos, que tem na Apae um importante referencial para conquista de respeito, dignidade e reconhecimento pessoal, projetando sempre a perspectiva de inclusão social através da educação, colocação no mercado formal de trabalho e na busca dos direitos básicos da pessoa com deficiência.
Fotos: Rolf Steinhaus
Cinquenta balões vermelhos, representando a idade da instituição,
foram soltos pelos alunos e professores
Momento marcante: plantação da “Árvore da vida” no pátio da escola