Alyne Motta – [email protected]
O anuncio de um escritor de renome internacional para ocupar o posto de patrono, dos 25 anos da Feira do Livro de Santa Cruz do Sul, foi feito na tarde de quinta-feira, 08 de março, na Livraria e Cafeteria Iluminura, sendo a largada oficial para o Jubileu de Prata do evento.
O chileno Antonio Skármeta estará a frente da Feira neste ano comemorativo. Diplomata na Alemanha, professor universitário formado em filosofia e literatura, apresentador de televisão e cineasta, Skármeta é autor do sucesso “O carteiro e o poeta”, também adaptado para cinema.
Divulgação RJ
O chileno Skármeta é o nome máximo do jubileu de prata da Feira do Livro
Como escritora homenageada, foi escolhida por unanimidade a escritora santa-cruzense Valesca de Assis, que estreou com a publicação “A valsa da medusa”. Professora de História especializadas em Ciências da Educação dedica-se à literatura através de oficinas de desbloqueio para escrita criativa.
Tendo esses dois nomes como norteadores, a Feira terá oito dias dedicados à literatura, à diversidade cultural e aos diferentes públicos leitores de Santa Cruz do Sul. “Esses 25 anos precisam ser comemorados em grande estilo”, definiu a gerente do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Santa Cruz do Sul, Roberta Pereira.
Alyne Motta
Roberta Pereira: Esses 25 anos precisam ser muito bem comemorados
O slogan escolhido para a 25ª edição, “Ler aproxima”, além de traduzir uma das grandes qualidades da literatura, que é diminuir distâncias e unir culturas, está também conectado às novas tecnologias. “Com esse slogan, queremos unir as novas tecnologias sem deixar de lado as antigas”, comenta Roberta.
O evento, que ocorre de 25 de agosto a 2 de setembro, tem como realizadores o Sesc, a Unisc e a Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul, conta com o patrocínio de Pioneer Sementes, Unimed, Mercur e Banrisul e como apoiadores Colégio São Luís, 6ª CRE, Escola Educar-se, Associação Pró-Cultura e Livraria Iluminura.