O verão é a estação predileta de muita gente. Mas não são só as pessoas que se divertem no período mais quente do ano. Os parasitas, como pulgas e carrapatos, se aproveitam das condições ideais desta época como o clima quente e úmido, para
infestar os animais.
FOTOS: DIVULGAÇÃO/RJ
Animais de estimação como o cachorro, necessitam de cuidados redobrados no verão, para evitar a contaminação por pulgas e carrapatos que se proliferam rapidamente na estação mais quente do ano
Em ambientes desabitados como as casas de veraneio, por exemplo, os parasitas podem sobreviver até um ano, seguros em seus casulos, e só se manifestam quando sentem a presença dos animais ou de humanos. Por isso, é muito importante que quem tenha um animal doméstico, tome os cuidados necessários.
Aplicar um antiparasitário preventivamente antes de embarcar com o animal para a viagem de férias, por exemplo, é fundamental.
Além de trazer incômodos como alergias e coceiras, a pulga pode transmitir doenças graves. Cães e gatos infectados podem contrair o dipylidium caninum, parasita que ataca o intestino e causa diarreia, com consequente perda de peso. Os animais, e até mesmo os humanos que também podem ser infectados, correm o risco de contrair alergias como a dermatite alérgica à picada de pulgas (DAPP), além de anemia, estresse e doenças secundárias como as dermatites bacterianas e fúngicas.
Em se tratando de carrapatos, os animais podem apresentar afecções como a erliquiose, a babesiose e a hepatozoonose, patologias que, quando não tratadas atacam os glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas, causando consequências mais graves aos “pets”.
No entanto, todas estas enfermidades podem ser evitadas a partir de uma conduta preventiva. Caso o animal já esteja infectado, é essencial que ele receba um tratamento adequado até eliminar totalmente o problema, evitando assim efeitos mais graves, que em alguns casos podem levar à morte.
Aplicar constantemente um anti-pulgas de longa duração ajudará a manter o animal a salvo de infestações durante alguns meses
Prevenção
Cuide sempre da higiene do seu gato ou cachorro. Caso seu animal já tenha sido vítima das pulgas, dê banho com anti-pulgas nele. Além de acabar com elas, isso ajuda a evitar a coceira e infecções.
Retire o pó da casa toda, incluindo em baixo do sofá, assoalhos, tapetes, carpetes, etc (um aspirador de pó é ideal para realizar isso com eficiência). Locais desse tipo são ideais para reprodução de pulgas.
Passe algum tipo de inseticida em sua casa. Mesmo que sua casa esteja livre delas, isso evitará que seja infestada.
Procure evitar que seu animal de estimação saia de casa. Aplique constantemente um anti-pulgas de longa duração. Isso ajudará a mantê-lo a salvo de infestações durante alguns meses.
Se o seu animal possui algum tipo de travesseiro, ou caminha, lembre-se de sempre lavá-los também.
No tratamento tanto das pulgas, quanto dos carrapatos, a posologia varia de produto para produto, sendo mensal ou de três em três meses.
Quem tem mais de um animal, deve aplicar o produto em todos eles, mesmo que apenas um tenha pulgas.
Sempre que houver dúvidas, é indispensável consultar um médico veterinário habilitado para tratar o problema. Seu “pet” e sua família agradecem.