Na noite desta terça-feira, 15, foi realizado o 6º Encontro de Enfermagem do Hospital Ana Nery com o tema “Aprimorando a arte do cuidar”. A ocasião, além de comemorar o dia do enfermeiro e do técnico de enfermagem (dia 12 e 20 de maio, respectivamente), marcou o lançamento oficial e a apresentação de dois novos grupos criados por enfermeiros assistenciais: o Núcleo de Estudos em Lesões de Pele (NELP) e o Grupo de Risco e Segurança (GRS). O objetivo deste trabalho é aliar o conhecimento técnico e científico ao cuidado humanizado. O evento, realizado na sede da associação dos funcionários da instituição, contou com a presença de cerca de 70 pessoas, entre colaboradores e representantes de entidades parceiras.
Divulgação/Ana Nery
Encontro teve como tema “Aprimorando a arte do cuidar”
A qualificação da assistência dentro do Ana Nery é uma preocupação constante e que ganhou forças em 2007, quando foi adotado o modelo de gestão participativa na área de enfermagem. E a criação do NELP e do GRS é um reflexo desta nova postura, onde busca-se a inserção da equipe de enfermagem como um todo para a implantação de melhorias.
De acordo com a gerente assistencial do Hospital, Fabiane Fengler, foram criados novos indicadores de controle para os dois grupos. “Os indicadores servem para avaliar e controlar a eficácia da assistência. Dessa forma, podemos trabalhar cada vez mais com a prevenção e implementar medidas educativas buscando sempre qualificar a assistência prestada aos pacientes”, comentou.
O NELP realiza reuniões periódicas para o estudo de novas tecnologias na prevenção e tratamento em lesões de pele, visitas técnicas, participa de eventos científicos, realiza revisão bibliográfica, elabora rotinas e protocolos que estão sendo implantados em todos os setores do Hospital e usa uma escala para avaliar o risco para desenvolvimento de úlceras de pressão (BRADEN).
Já o GRS visa avaliar riscos e implementar medidas de prevenção e segurança, desde a identificação dos pacientes internados com pulseiras contendo o nome completo, fazer o check-list de cirurgias seguras, distribuição de folder para realizar o trabalho de orientação dos acompanhantes em relação ao risco de quedas, instalação de placas de identificação nos leitos e implementação da escala MORSE para avaliação de risco de queda.
O próximo passo a ser dado pelos grupos é transformá-los em equipes interdisciplinares e agregar mais profissionais a eles. Atualmente, capacitações estão sendo realizadas com as áreas envolvidas e o 6º Encontro de Enfermagem foi uma forma de envolver ainda mais a equipe de enfermagem, buscando o comprometimento para o êxito das ações, visando a qualificação da assistência prestada aos clientes.