Início Geral Amvarp: Região tem 1,3 mil cirurgias traumato-ortopédicas na fila

Amvarp: Região tem 1,3 mil cirurgias traumato-ortopédicas na fila

Um estudo feito em conjunto pela 13ª Coordenadoria Regional da Saúde com os secretários municipais de saúde aponta para uma demanda de 1.311 pacientes que aguardam para fazer cirurgia na área de traumato-ortopedia. O número foi apresentado pelo coordenador regional da Saúde, Paulo Augusto Gomes, aos prefeitos do Vale do Rio Pardo na reunião da Amvarp que ocorreu na tarde desta segunda-feira no Palacinho da Prefeitura de Santa Cruz do Sul.
A intenção, a curto prazo, segundo Paulo Augusto Gomes, é buscar o aumento do repasse de recursos do Estado para amenizar num prazo de dois anos o número de pacientes, num valor de R$ 135 mil mensais. Num segundo momento a ideia é a instalação do Hospital de Emergência Regional (HER) junto ao Hospital dos Passos, em Rio Pardo, irá absorver a demanda destes municípios – do Vale do Rio Pardo e Centro Serra.

Jacson Miguel Stulp/CaseMKT

Reunião debateu demanda reprimida na área da traumato-ortopedia

O prefeito de Boqueirão do Leão e presidente da Amvarp, João Davi Goergen, salienta que é preciso buscar uma solução imediata desta demanda reprimida. “Nosso problema é imediato. Seguidamente nossos secretários de Saúde precisam resolver questões deste porte e é fundamental que tenhamos alternativas imediatas”, garante.
O secretário da Saúde de Santa Cruz do Sul, Edson Rabuske, lembra que o aumento do repasse deste dinheiro por parte do Estado, vai dirimir a demanda em dois anos. “A expectativa é zerar a fila neste período”, explica. A implantação do HER também voltou à tona na pauta, apesar de não ter sido apresentado avanço.

Outros assuntos
Outro assunto discutido foi a apresentação dos serviços da Copame pelo presidente Roberto Jéferson Gross, que destacou a importância dos municípios se conveniarem com a entidade para que as crianças desassistidas possam ser acolhidas em Santa Cruz do Sul. “Uma contribuição mínima fará muito bem para a nossa entidade, além de dar uma perspectiva para as crianças que por ventura ficam se família”, citou.
O presidente da Sicredi, Heitor Álvaro Petry, participou do encontro para colocar aos prefeitos a situação da criação do pré-território de desenvolvimento rural no Vale do Rio Pardo. Petry destacou os passos dados pelo grupo de trabalho, como a constituição do núcleo, colegiado e do regimento. “O próximo passo será a formatação do plano de desenvolvimento regional e para ouvir os municípios”, apontou.

Placa

Jacson Miguel Stulp/CaseMKT

Placa do ex-presidente Mario Rabuske foi descerrada ao final do encontro

Ao final do encontro, uma rápida solenidade marcou o descerramento da placa do ex-presidente, prefeito de Sinimbu, Mario Rabuske. Ele esteve na solenidade na presença da primeira-dama e secretária de Educação, Cultura e Turismo, Jacinta Rabuske.