Na próxima quinta-feira, 23 de agosto, ocorre em Brasília a Reunião Aberta, promovida pela Comissão Nacional para Implementação da Convenção-Quadro para o controle do tabaco (CONICQ). No encontro, a Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco) poderá participar do debate, na intenção de ampliar a representatividade dos municípios produtores de tabaco. O evento é preparatório para a 8ª Conferência das Partes (COP-8), que será realizada em Genebra, na Suíça em outubro.
Conforme o tesoureiro da Amprotabaco, Giovane Wickert, a participação da associação nesta reunião torna-se fundamental, para que seja possível apresentar os objetivos da entidade. “Esta é a primeira vez que a Amprotabaco tem uma relação institucional com os organismos internacionais que participam da Conferência das Partes, que foi criada quando a entidade ainda não existia.” Wickert e o consultor executivo da Amprotabaco, Dalvi Soares de Freitas, representarão a associação na Reunião Aberta da comissão.
Segundo ele, a participação na Reunião Aberta da CONICQ permitirá a abertura de um canal de diálogo entre a Amprotabaco e os órgãos brasileiros que atuam junto ao controle e restrição do tabaco, como com o próprio ministro da saúde, Gilberto Occhi, que atualmente preside a CONICQ. “Nossa participação na reunião estreita o diálogo, mesmo que na divergência de ideias, mas na convergência de interesse, para a participação da nossa entidade na COP-8”, reforça.
Durante a reunião, a Amprotabaco terá dez minutos para apresentar o panorama do setor produtivo do tabaco, com os detalhes socioeconômicos, a partir do olhar dos municípios. A força econômica da cultura do tabaco, assim como os aspectos sociais e a diversificação do campo promovida pela produção nas pequenas propriedades rurais. “A saúde, a produção, enfim, cada setor defenderá as suas ideias nesta reunião. Mas nós iremos em um clima de inclusão, que poderá refletir na participação dos prefeitos na Conferência, seja como observador ou como público. Eu avalio como um passo importante, em uma longa caminhada que teremos pela frente”, complementa Wickert.
Para o consultor executivo da Amprotabaco, Dalvi Soares de Freitas, a reunião servirá para reforçar o posicionamento da associação diante da divulgação da relevância da cultura do tabaco nos municípios produtores. “É uma excelente oportunidade de demonstrarmos a todos, mais uma vez, a importância econômica e social da produção de tabaco para os nossos municípios”, pontua.
Sobre a Reunião Aberta
A Reunião Aberta da CONICQ ocorre na quinta-feira, dia 23, no Campus Universitário Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UNB), em Brasília, das 14 às 18 horas.
De acordo com a secretaria-executiva da comissão, o objetivo da Reunião Aberta é ouvir as partes interessadas nos temas da agenda da 8ª das Partes da Partes da Convenção-Quadro da Organização Mundial da Saúda para o Controle do Tabaco. A COP-8 ocorre entre os dias 1º a 6 de outubro deste ano, em Genebra na Suíça.