Prefeitos membros da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco (Amprotabaco) se reuniram virtualmente nesta quinta-feira, 22, para assembleia de eleição e posse da diretoria e do conselho fiscal da entidade para o período 2021/22, bem como apreciação e aprovação das contas do último exercício.
Guido Hoff, nomeado secretário executivo da entidade, iniciou os trabalhos com uma homenagem póstuma ao ex-prefeito de Santa Cruz do Sul, Telmo Kirst, idealizador da entidade, fundada em 8 de novembro de 2013. Hoff, anunciou a nova diretoria para os anos 2021/22, aprovada por unanimidade pelos membros participantes.
O prefeito de Canguçu, Marcus Vinicius Pegoraro, assumiu a liderança da entidade e defende um maior protagonismo da entidade e a ampliação da sua representatividade. “Os prefeitos já sabem da importância econômica e social do setor. Buscamos agora assumir um protagonismo maior na apresentação desta cadeia produtiva e uma interlocução para interesse de todo o setor, sem priorizar nenhum dos elos de forma específica. O combate ao contrabando e as novas tecnologias e produtos de tabaco são temas que devem ser aprofundados pela entidade”, comentou Pegoraro em seu primeiro pronunciamento como presidente da Amprotabaco.
O presidente do SindiTabaco, Iro Schünke, saudou os prefeitos e reforçou a importância da Associação. “A Amprotabaco presta um grande serviço para a cadeia produtiva do tabaco e cada prefeito sabe da importância que setor do tabaco tem para seus municípios e de como faz diferença unir vozes ao levar demandas para Brasília. Cumprimentamos a nova diretoria com o desejo de muito sucesso nos trabalhos e reforçamos que o SindiTabaco está à disposição para apoiar essa importante entidade representativa”, disse Iro Schünke.
Benício Werner, presidente da Afubra, também se manifestou, ressaltando a importância da Amprotabaco no enfrentamento do movimento antitabaco. “A Amprotabaco é uma importante aliada para a manutenção desta importante cadeia produtiva”, ressaltou Werner.
GESTÃO 2021/2022
DIRETORIA
Presidente: prefeito Marcus Vinicius Müller Pegoraro (Canguçu)
Vice-presidentes: prefeita Helena Hermany (Santa Cruz do Sul), prefeito Gervásio Maciel (Ituporanga/SC) e prefeito Abimael do Valle (São João do Triunfo/PR)
Secretário: prefeito Rudinei Harter (São Lourenço do Sul)
Vice-secretário: prefeito Leandro Jasinski (Rio Azul/PR)
Tesoureiro: prefeito Carlos Gustavo Schuck (Vale Verde)
Vice-tesoureiro: prefeito Jarbas da Rosa (Venâncio Aires)
CONSELHO FISCAL
Prefeito Marciano Ravanello (Arroio do Tigre), prefeito Edivilson Brum (Rio Pardo), prefeito Ivo de Lima Ferreira (Camaquã), prefeito Maiquel Evandro Laureano Silva (Vale do Sol), prefeito Luiz Henrique Saliba (Papanduva/SC) e prefeito Gilberto dos Passos (Canoinhas/SC).
Secretário executivo: Guido Hoff