O amor de mãe não pode ser comparado com nada. Uma mãe ama seu filho antes dele nascer. Adriana Padilha, da cidade de Erechim, criou um e-mail para a filha Lara quando ela ainda estava em seu ventre. Ela e seu marido Júnior seguidamente escrevem mensagens para a filha contando suas peripécias para que a menina – que hoje tem 5 anos de idade – possa ler quando crescer. Maravilhoso!
*****
O amor de mãe enfrenta todos os desafios e supera os limites. Quando o Sergi tinha 4 anos de idade nós fomos passar uns dias na praia com o amigo Edson Mauad Morais, o Macarrão, e sua esposa Marisa. No terceiro dia, não é que o guri sumiu. Sumiu! Procuramos pela praia toda e nada. Ele desapareceu! Gritávamos seu nome pelas ruas de Xangri-lá enquanto mil pensamentos passavam pela nossa cabeça: “Será que o Sergi foi para o mar e se afogou? Será que foi raptado? Ou está zanzando sem rumo por uma rua qualquer por aí?”. Bem, depois de mais de três horas de procura, sem sucesso, sentamos inconsolados à frente da casa sem saber o que fazer. De repente, a Marta sentiu no coração que ele não poderia ter ido muito longe. Foi aí que eu decidi bater novamente nascasas da rua e acabei encontrando-o atrás de um sofá, jogando videogame. Nunca vou esquecer a reação da Marta quando o viu. Chorando se agarrou ao menino e apertou junto ao peito. Um choro de alívio de uma mãe que viveu momento de angústia pelo desaparecimento de seu filho.
*****
O amor de mãe é o combustível que permite aos filhos seguirem em frente sem medo do que está por vir. Amália, minha mãe, é meu porto seguro. Os anos insistiram em passar e eu cresci, mas ainda hoje, quando o médico me dá uma receita, eu ligo para ela para ver se o médico está certo, acredita?
*****
O amor de mãe não mede sacrifícios. Após o terremoto de 2011 no Japão os socorristas removeram as pilhas de objetos entre as ruínas e encontraram um bebê enrolado em um cobertor sob o corpo morto de sua mãe. O menino ainda estava dormindo quando foi resgatado. Mas a surpresa maior veio logo em seguida: dentro do cobertor havia um telefone celular com uma mensagem de texto, e na tela dizia: “Se você sobreviver, nunca se esqueça que eu te amo”. O aparelho foi passando de mão em mão e toda a equipe de resgate leu a mensagem e chorou.