Dando sequência à temática feminina proposta para o mês de março, a Associação Amigos do Cinema exibirá nesta terça-feira, 22, o filme “Incêndios” de Denis Villeneuve (França/Canadá, 2010). O autor da peça que inspirou o filme é o libanês radicado no Canadá Wadji Mouawad. Por isso, torna-se claro que as referências políticas de “Incêndios” relacionam-se ao Líbano, embora o filme nunca identifique claramente o país de origem de seus acontecimentos.
O enredo tem seu ponto de partida no Canadá, onde Jeanne (Mélissa Désormeaux-Poulin) e Simon (Marwan Maxim) são irmãos gêmeos e acabaram de perder a mãe, Nawal Marwan (Lubna Azabal). Os irmãos são chamados no escritório do tabelião Jean Lebel (Rémy Girard) para saberem o que sua mãe havia deixado em seu testamento. Entretanto, Nawal deixa expressa uma estranha condição, isto é, em seu testamento, ela pede que seja enterrada sem caixão, nua e de costas, sem que haja qualquer lápide em seu túmulo.
Além disso, Nawal deixa também dois envelopes – um a ser entregue ao pai dos gêmeos e outro para o irmão deles. Contudo, apenas após a entrega de ambos é que Jeanne e Simon receberão um envelope endereçado a eles e será possível colocar uma lápide. O fato curioso, é que até então, nenhum dos gêmeos sabia sobre a existência desse outro irmão e para completar, acreditavam que seu pai estava morto. Como de costume, o a exibição ocorrerá às 20 horas, no Auditório do Sindibancários (Sete de Setembro, 489). A sessão também recebe apoio do Escritório Fuerstenau e Distaky Vídeo.