Mesmo em distanciamento social, os alunos do Departamento de Xadrez do Colégio Mauá, de Santa Cruz do Sul, estão realizando as atividades do esporte de maneira virtual. Em abril, eles participaram de dois grandes eventos: o Pan-Americano On-line de Xadrez Escolar e o 1º Torneio On-line Privado do educandário. “Desde o início do isolamento social, semanalmente, os alunos de xadrez recebem exercícios e vídeo aulas online para manter o nível e complementar os estudos. O retorno está sendo muito gratificante já que os pais também interagem”, pontua o técnico de Xadrez do Mauá, Flávio Schedler.
No dia 18 de abril, os alunos participaram do Pan-Americano On-line de Xadrez Escolar, com mais de 730 instituições, de 17 países. O educandário santa-cruzense conquistou a 76ª colocação com oito atletas do time representando a Olimpíada Nacional da Rede Sinodal de Educação (Onase). Já o 1º Torneio On-line Privado do Colégio Mauá aconteceu no último domingo, 26, com a participação de 17 alunos, que usaram uma plataforma virtual para jogar, socializar e interagir. “Já pediram um ‘bis’ com mais alunos”, destaca Schedler.
O técnico ainda explica que as atividades para as competições são enviadas por convite a grupos especiais de alunos que já atingiram um tempo maior de prática. “Convidamos também os mais interessados e frequentes da rotina escolar”, frisa Schedler. Para o próximo mês estão previstos um aulão on-line e mais duas etapas do torneio virtual.