No último fim de semana, os alunos do Colégio Mauá, de Santa Cruz do Sul, participaram da Final da Copa Brasil de Xadrez Escolar, no Campus III da Universidade da Região da Campanha, em São Gabriel (RS). A competição, dividida nas categorias sub 6, 8, 10, 12, 14, 16 e 18, masculino e feminino, contou com a participação de 150 atletas, de 60 instituições do Amapá, Alagoas, Pernambuco, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. O educandário santa-cruzense consagrou-se campeão com o aluno Raykon Shizuca Taketa, que ficou em primeiro lugar da categoria Sub 10. Além disso, o colégio conquistou um troféu e seis medalhas.
O técnico da equipe de Xadrez do Colégio Mauá, Flavio Schedler, contou que a participação na Final da Copa Brasil de Xadrez Escolar é histórica para o educandário. “A Copa realizou várias seletivas nacionais para a grande final. Mesmo tendo recebido o convite próximo do encerramento da fase seletiva, nós nos organizamos para apenas uma classificatória, onde conquistamos 13 vagas em seis categorias masculino e feminino”, explicou.
Desempenho – Conforme Schedler, logo nos primeiros confrontos, ocorridos no sábado, 16, o time de xadrez do Colégio Mauá mostrou força e venceu quase todas as partidas. “Em uma longa fase de grupos, no primeiro dia, conquistamos o direito de disputar cinco semifinais por categoria no dia seguinte, além de uma boa expectativa para posições intermediárias na tabela de classificação”, destacou. Com a tensão pela busca das primeiras posições e a baixa margem de erro que os atletas se esforçaram em gerenciar, no domingo, 17, a equipe da escola venceu duas semifinais e perdeu três.
Para o técnico, o momento mais desafiador do torneio ficou a cargo das duas finais entre Mauá x Alagoas e Mauá x Pernambuco. “Alagoas levou a melhor em uma delas, mas, na outra, o Mauá sagrou-se campeão nacional da categoria sub 10 masculino para aplausos acalorados do restante da nossa delegação e público em geral”, ressaltou Schedler. A Final da Copa Brasil de Xadrez Escolar contou com a presença de um Mestre Internacional da Argentina, Carlos Alejandro Martinez. A iniciativa é uma promoção da Confederação Brasileira de Xadrez Escolar e do Centro Brasileiro de Esportes da Mente, com realização da Liga Brasileira de Xadrez e organização do Circuito Estudantil e Gabrielense de Xadrez.
Confira os resultados da equipe do Colégio Mauá:
Sub 08 Masculino:
Leonardo Swarowsky Schaac – 9º Lugar
Alexandre da Costa Durigon – 5º Lugar
Sub 10 Masculino:
Raykon Shizuka Taketa – Campeão Brasileiro – 1º Lugar
Sub 12 Masculino:
Theodoro Mayer de Sá – 8º Lugar
João Pedro Moreira Fiorioli – 9º Lugar
Sub 14 Feminino:
Cândida Luísa Poetter – 12º Lugar
Sub 14 Masculino:
Breno Knak Baierle – 7º Lugar
Sub 16 Feminino:
Maria Carolina Hirsch – 7º Lugar