O Hospital Santa Cruz (HSC) vem trabalhando intensamente em ações na busca da Acreditação Hospitalar ONA e, recentemente, movimentou esforços para otimizar e fortalecer o Plano de Alta Multidisciplinar. Inicialmente, o grupo formado por várias áreas como enfermagem, nutrição, farmácia, fisioterapia, serviço social, psicologia clínica e fonoaudiologia vem se encontrando para discutir e organizar a melhor forma de trabalhar para que o planejamento da alta do paciente seja ainda mais qualificado, instrutivo e com segurança. É uma ferramenta importante que se soma ao Plano Terapêutico Médico.
O plano de alta é considerado o momento em que a equipe de saúde se reúne com o
paciente e seu cuidador/familiar para realizar orientações referentes às áreas
específicas relacionadas aos cuidados necessários e às técnicas de
procedimentos, e também aos encaminhados de forma geral. Podem ser oferecidas
tanto por escrito quanto verbalmente, sendo destinadas a recapitular as
demandas e os cuidados que foram realizados durante a internação para a
continuidade no domicílio. Tem como objetivos aumentar a capacidade do
autocuidado, fortalecer a adesão ao tratamento, reduzir a frequência de
hospitalizações e estreitar a comunicação entre o hospital e o cuidado
fornecido aos pacientes. O encontro inicial foi abordado pela assessora técnica
Rafaela Vedovelli, do projeto Qualificar.
Como funciona
A ONA é uma entidade não-governamental e sem fins lucrativos que certifica a
qualidade de serviços de saúde no Brasil, com foco na segurança do paciente.
Por meio da acreditação, a instituição de saúde garante uma gestão eficiente de
recursos e harmonia na integração entre todos os setores e profissionais, por
meio da adoção de protocolos reconhecidos, processos bem definidos e funções
específicas, gerando um quadro de padronização que advém à referida qualidade
assistencial.
Para isso, o HSC vem promovendo desde 2018 uma série de ações com o objetivo de
aprimorar ainda mais os recursos humanos existentes, uniformizar os processos e
qualificar as estratégias de gestão. E para planejar e disseminar a campanha
foi criado o Comitê da Qualidade, tendo como foco a qualificação na assistência
e a segurança do paciente em todas as áreas.
Para ser acreditada, a Instituição deve atender a um rigoroso conjunto de
normas e legislações do setor de saúde que, no final, pode atingir três níveis
possíveis de acreditação, que dependem do grau de maturidade da cultura de
segurança do paciente em que se encontram. Para o nível 1 (Acreditado), a
instituição deve atender aos critérios de segurança do paciente em todas as
áreas de atividade, incluindo aspectos estruturais e assistenciais. Para
atingir o nível 2 (Acreditado Pleno), além dos critérios de segurança deve-se
apresentar gestão integrada, com processos ocorrendo de maneira fluida e plena
comunicação entre as atividades. Ambos têm validade de dois anos.
Já o princípio do nível 3 (Acreditado com Excelência) é a excelência em gestão.
Nesse caso o estabelecimento de saúde precisa atender aos níveis 1 e 2, além de
demonstrar uma cultura organizacional de melhoria contínua com maturidade
institucional. O certificado de excelência é válido por três anos.