Início Economia Alliance One centraliza operações com novo Centro Administrativo

Alliance One centraliza operações com novo Centro Administrativo

EVERSON BOECK
[email protected]

Cerca de 90 mil metros quadrados e cinco andares. Estes são alguns detalhes da estrutura do novo Centro Administrativo da Alliance One Brasil Exportadora de Tabacos em Venâncio Aires. O antigo prédio da Universal Leaf Tabacos, adquirido e reformado pela fumageira, foi inaugurado na manhã de quarta-feira, 27, e marcou oficialmente a centralização das operações da empresa no município. A cerimônia contou com o prestígio de autoridades locais, lideranças da comunidade, clientes e representantes da imprensa.
A partir de agora a área de 90 mil metros quadrados, localizada na Rua Coronel Agra, 1.767, possui as atividades de Suprimentos, Contabilidade, Fiscal, Custos e Planejamento, Tesouraria, Jurídico, Tráfego e Exportação, Tecnologia da Informação e Comunicação & Responsabilidade Social, além da Diretoria. No total, são mais de 80 colaboradores trabalhando no local.
Conforme o diretor Regional – América do Sul da Alliance One, Alexandre Strohschoen, a mudança do Centro Administrativo de Vera Cruz para Venâncio Aires foi concluída no final do mês de maio e consolida o processo de centralização das operações administrativas e de logística da Alliance One, anunciadas pela empresa em outubro de 2011.
Strohschoen destaca que o complexo representa a reafirmação do compromisso da empresa com o município. “Passamos a figurar entre as maiores empresas, seja na geração de impostos ou de empregos. Prova disso é que agora a maior parte das exportações no Rio Grande do Sul sairá de Venâncio Aires”, sublinha. A geração de empregos também é destaque no município, que ultrapassa dois mil postos de trabalho, entre efetivos e temporários, no pico da safra.
Segundo Alexandre, o impacto da centralização das atividades na economia do município deve ser percebido já a partir deste ano. “No ano passado, a AOB exportou 84.430 toneladas de tabaco, que geraram uma receita bruta de US$ 427,4 milhões”, frisa. A empresa mantém no município a sua maior unidade de processamento de tabaco. Considerada uma das maiores do mundo, com três linhas de beneficiamento, possui uma capacidade instalada de 150 mil toneladas. “Nossa expectativa para esta safra é de superar o processamento de 100 mil toneladas de tabaco”, salienta Strohschoen.
Com a centralização das operações em Venâncio Aires, a Alliance One investiu na construção de um pavilhão destinado ao armazenamento de defensivos e insumos agrícolas. A obra, com uma área total de 3.157 metros quadrados construídos, próxima à Unidade de Processamento, abriga 27 mil toneladas de produtos, envolvendo 40 colaboradores, entre efetivos, temporários e terceiros, além de 70 transportadores, atendendo as necessidades dos produtores integrados à empresa no Estado.

RAFAEL COSTA

A mudança de Vera Cruz para Venâncio Aires foi concluída no final do mês
de maio

Saiba mais sobre a Alliance One:

Presente em mais de 400 municípios da Região Sul do Brasil, a Alliance One possui duas unidades de processamento, uma em Venâncio Aires (RS) e outra em Araranguá (SC), inaugurada em março de 2011. Mantém unidades de compra em Canoinhas, Rio do Sul e Palmitos, em Santa Catarina; Rio Azul, no Paraná e, recentemente, abriu uma unidade de Compra de Tabaco em Camaquã (RS). Também possui um Centro de Treinamento, Pesquisa e Desenvolvimento, em Passo do Sobrado (RS) e uma unidade de produção de sementes em Vera Cruz (RS). Ao todo, são 4,3 mil colaboradores diretos, entre efetivos e temporários.
Responsável por 18% das exportações de tabaco do Brasil, está entre as três maiores do setor. Os tabacos das variedades Virgínia e Burley – produzidos por 24 mil produtores integrados à Alliance One na Região Sul do Brasil – atenderam a mais de 50 países nos cinco continentes. Os países da União Europeia foram os principais destinos das exportações, com um volume superior a 46%, seguido por Ásia com 29%, América do Norte com 11%, Leste Europeu com 6%, África e Oriente Médio com 5% e América do Sul com 3%.

CHINA TABACOS – Em janeiro deste ano, a Alliance One deu mais um importante passo na consolidação dos mercados de exportação. A empresa criou, juntamente com a China Tabaco Internacional do Brasil (CTIB), uma joint-venture. A China Brasil Tabacos já está em funcionamento em Venâncio Aires (Rua Silveira Martins, 1733), com a participação de 51% da CTIB e 49% da AOB, gerando inicialmente 250 empregos diretos, entre efetivos e temporários, e com previsão de faturamento da ordem de R$ 200 milhões.

SOCIAL – Com forte atuação nas comunidades nas quais está inserida, a Alliance One mantém o Programa de Responsabilidade Social Braços Abertos, que reúne as iniciativas da empresa voltadas ao público interno e externo. Sua atuação está alicerçada na erradicação do trabalho infantil, geração de trabalho e renda e protagonismo juvenil. Neste sentido, a empresa mantém em Venâncio Aires, no Bairro Battisti, o Projeto Renovar. Internamente, mantém o Programa de Voluntariado Corporativo Abraço Solidário, que desenvolve campanhas internas em datas especiais e presta serviços voluntários à comunidade.

FOTOS: ROLF STEINHAUS

Descerramento da placa de inauguração por diretores da empresa
e autoridades


Strohschoen: “A maior parte das exportações no Rio Grande do Sul sairá daqui”