Lucca Herzog
[email protected]
Um dos problemas recorrentes em áreas urbanas é a má gestão dos resíduos e o descarte irregular de entulho. Por não saberem como proceder, ou para economizar tempo e dinheiro, muitas pessoas acabam despejando as sobras nas ruas, o que pode acarretar uma série de problemas, tanto na área de infraestrutura e logística como na saúde. Com esse tipo de poluição do solo, além do possível agravamento das situações de enchente, pode-se atrair pragas, que aumentam os casos de doenças.
Um dos alertas é de que o acúmulo de entulho – garrafas, latas, pneus, móveis e eletrodomésticos -, que além de oferecer abrigo para ratos, também colabora para o surgimento de focos do mosquito da dengue. Os depósitos irregulares de lixo também atraem moscas, ratos e baratas, que podem aumentar a incidência de enfermidades por conta da leptospirose.
Santa Cruz
Sobre o recolhimento de resíduos no município, o secretário de Serviços Públicos, Gustavo Vianna, comunicou que, em razão da enchente, no último mês o trabalho esteve focado no bairro Várzea/Navegantes. “A Secretaria de Serviços Públicos passou por cerca de 30 dias, atuando na limpeza da Várzea/Navegantes”, informou. “No auge dos trabalhos, juntamente com nossos servidores, tivemos apoio da Secretaria de Obras, do Exército e de máquinas terceirizadas. A atividade prosseguirá conforme a necessidade da população”.
Vianna atualizou que, na última semana, o recolhimento no bairro prosseguiu conforme a necessidade da população na localidade. “Estamos indo de 2 em 2 dias fazer o recolhimento, porque ainda tem gente voltando para suas casas”, relatou. Segundo o Secretário, a orientação é que os moradores coloquem os entulhos defronte de suas casas. “As demais localidades deverão aguardar a chegada do ‘Programa Meu Bairro Mais’ em seus bairros para fazer o descarte correto”, explicou.