Luana Ferraz Cardoso – [email protected]
O Rock é um estilo de música que surgiu a partir dos anos 1950, nos Estados Unidos. Esse gênero se formou pela mistura de outros tipos de música, como Jazz, Folk, country, rhythm and blues. Grandes bandas como Beatles e Elvis Presley, fizeram sucesso a partir dos anos 50, ano em que esse gênero musical começou a se tornar popular no mundo.
O Brasil foi o primeiro país da América do Sul a sediar um evento criado pelo mesmo, conhecido até hoje e que ainda ocorre todos os anos, Rock in Rio. No Rio Grande do Sul o rock surgiu por volta de 1985. Hoje são diversas bandas que trazem história em forma de música.
A Rellycário é formada por Killy Freitas e Renato Sperb e estará figurando no livro ‘100 grandes álbuns do rock gaúcho’. A dupla já trabalhou junta em diversos trabalhos autorais e releituras de clássicos do Pop Rock contemporâneo. Começaram na banda Íris Ativa e promoveram diversos trabalhos em vários segmentos, como trilhas para teatro, filmes e entre outros.
Como Rellycário, fizeram produções como “To be or not to Beatles”, dos Beatles, uma releitura de clássicos dos garotos de Liverpool e “Passado a Limpo”, onde os mesmos recriaram arranjos para clássicos gaúchos, nacionais e internacionais. O primeiro trabalho autoral da dupla teve seu lançamento em Porto Alegre no dia 18 de maio, numa bela tarde nas águas do Guaíba, no famoso passeio do Cisne Branco. Para concretizar esse trabalho, trouxeram à tona gravações inéditas feitas ao longo dos últimos anos e contaram com a participação de diversos músicos da região. Os mesmos foram ainda a Montevidéu onde gravaram “Grafite”, que já roda em algumas rádios no Rio Grande do Sul. O show de lançamento em Santa Cruz do Sul contou com a presença, no palco, de alguns dos artistas que participaram das gravações, como Veco Marques do Nenhum de Nós, Lidio Frantz na gaita, Robson Bitencourt nos teclados, além dos parceiros de sempre: Rodrigo Sperb na bateria e Vicão no contrabaixo.
Killy Freitas e Renato Sperb, atualmente, são membros de bandas diferentes. Mas possuem muitos trabalhos e composições que fizeram juntos. Rellycário, que é de autoria da dupla, foi escolhido para entrar para o lançamento do livro “100 grandes álbuns do rock gaúcho”, onde estarão outras bandas que tiveram um marco e fizeram e fazem sucesso no rock gaúcho.
Killy menciona a importância desse trabalho. “Para nós é muito importante o nosso álbum fazer parte do livro, pois seremos lembrados, pela arte e pela música. O nosso álbum, Rellycário, foi figura com destaque na sessão “Ouça Também”, como indicação de audição no livro”.