Na sessão da Câmara de Santa Cruz do Sul dessa quinta-feira, dia 18, devido ao feriadão de Carnaval, o vereador Alberto João Heck (PT) ocupou a tribuna para apresentar três requerimentos de interesse da comunidade e que foram aprovados pelos parlamentares. Heck fez uma indicação para que sejam instalados dispositivos passa-fauna subterrâneos e sinalizações de trânsito especiais e educativas em trechos específicos ao longo do Acesso Grasel, da Rua Vereador Benno J. Kist, da Avenida Leo Kraether e da Rua João Werlang. Os túneis propostos visam minimizar o atropelamento e morte de animais silvestres, fundamentais na preservação ambiental no Cinturão Verde.
Conforme o vereador petista com os túneis sob as vias, devidamente definidos por critérios técnicos de dimensão e localização, incluindo cercas de condução nas entradas dos passa-fauna, é possível o deslocamento seguro dos animais entre os fragmentos de mata nativa nas margens das vias, acessando a alimentação e outras necessidades da vida silvestre.
“É importante ressaltar que os atropelamentos não são apenas prejudiciais às espécies nativas, pois acidentes podem acontecer a partir da colisão de automóveis e motocicletas com os animais silvestres na pista, trazendo prejuízos imediatos às pessoas”, completou Heck. Ele disse, ainda, que pretende buscar verbas de emendas parlamentares para a construção dos passa-fauna.
Outra indicação ao Executivo é a instalação de uma defesa metálica (guard rail) ou outra estrutura de proteção similar na esquina da Rua Padre Landell de Moura com a Rua Matias José Melchiors, no Bairro Santuário. Segundo Heck os moradores do local têm relatado reiteradamente acidentes ou situações graves, que põe em risco a vida da população e transeuntes das imediações, além da segurança dos próprios motoristas e motociclistas que ali trafegam, já que existe um desnível entre as ruas e as moradias, que ficam abaixo das vias. “Uma moto já foi parar no pátio de uma das casas, me disse um morador de lá”, contou.
O vereador Alberto Heck encaminhou, também, a Administração Municipal um pedido de informações para saber quais as medidas estão sendo tomadas diante da proliferação de mosquitos e baratas, situação sentida especialmente nas últimas semanas, conforme relatos de diversos moradores da zona urbana de Santa Cruz do Sul. Heck justifica que o objetivo é chamar a atenção do poder público para buscar medidas concretas para o problema. “Afora os diversos desconfortos causados por estes insetos, sabemos do potencial que tais espécies possuem na transmissão de várias doenças”, disse ele.