A aprovação pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RS) do Centro de Competência em Hardware para desenvolver tecnologias de agricultura digital, no âmbito do edital de projetos da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), foi um dos destaques da instituição em 2023 e que terá sequência durante 2024. “O investimento previsto é de R$ 105 milhões e os próximos passos serão edificar e iniciar a operação. O Centro de Competência vai desenvolver novas tecnologias, além de auxiliar a desenvolver especialistas (cientistas) para atuação no setor de agricultura digital”, destaca o diretor-regional, Carlos Trein. Ainda na área de Tecnologia e Inovação, o Senai-RS chega ao final do ano com uma execução de 80 projetos em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. A rede ainda solicitou 15 patentes, sendo nove já depositadas junto ao INPI e seis em processo de depósito. Também foram realizados 25 contratos do Rota 2030 Hands-on do Senai, em consultoria.
Trein ressalta que esses números já retratam a revisão na estrutura organizacional da instituição, com a criação da Divisão de Tecnologia e uma Divisão de Educação Profissional e Tecnológica. “Nossa intenção foi maximizar o foco no cliente a fim de entregar cada vez mais qualidade”, lembra ele. As mudanças já podem ser percebidas no departamento regional, com um aumento no volume de estudos e análise de dados, somado a investimentos em capacitação dos gestores e na gestão do conhecimento. “Assim, podemos tomar decisões e projetar cenários com maior assertividade”, afirma o diretor-regional.
Este ano, foram 133 mil matrículas realizadas, sendo mais de 20 mil em Educação a Distância e 31 mil em gratuidade. Na área da Educação, aliás, a novidade para 2024 é a ampliação dos cursos presenciais e híbridos do Senai, alcançando 14 novos polos: Nova Prata, Farroupilha, Garibaldi, Carlos Barbosa, Veranópolis, Bento Gonçalves, Lajeado, Guaporé, Passo Fundo, Rio Grande, Santa Rosa, Santa Cruz do Sul, Montenegro e Bagé, onde serão ofertados os cursos Bacharelado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial, Graduação Tecnológica em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Graduação Tecnológica em Defesa Cibernética.
Vinte e três estudantes do Senai-RS participaram das seletivas nacionais da WorldSkills. As duplas Eduarda Menegotto e Mateus Hillebrand (Mecatrônica), do Instituto Senai de Tecnologia em Mecatrônica, com sede em Caxias do Sul, e Matheus Gassen e Matheus Eicherr (Robótica Móvel), do Senai Santa Cruz do Sul, além de Guilherme Lunardi (Sistemas Drywall e Estucagem), do Senai da Construção Civil de Porto Alegre, ganharam a medalha de ouro em suas ocupações na Seletiva Nacional. Os cinco alunos estarão na equipe que representará o Brasil na WorldSkills Lyon 2024.
Além dos ouros, a aluna Maria Eduarda Silva Lima (Design Gráfico) do Senai Artes Gráficas de Porto Alegre, obteve a prata na sua ocupação. Três medalhas de bronze também vieram para o Estado: João Vitor Medeiros da Cruz (Tornearia CNC) do Senai Montenegro; Lucas Dullius de Oliveira (Eletricidade Predial) do Senai Sapucaia do Sul e a dupla Gustavo Colares e Lucas Goelzer (Integração de Sistemas Robóticos) do Senai de Garibaldi. Dois alunos, Eduardo Severo (Soldagem) e Vitor Silva de Antoni (Computação em Nuvem) ainda receberam medalha de Excelência.
A Mostra Inova Senai contou com 36 soluções industriais, sendo o vencedor o Isolador Portátil de Cabos, desenvolvido a partir do desafio da Weg. O projeto, de alunos do Senai Gravataí, é o protótipo de um dispositivo semiautomático que substitui o processo manual de colocação de material isolante em condutores elétricos, utilizados na fabricação dos transformadores. O trabalho concorreu com outros 35 projetos de estudantes do Senai de todo o Estado. A mostra Inova Senai deste ano contou com a visita do governador Eduardo Leite, acompanhado do presidente da FIERGS, Gilberto Porcello Petry, e apresentou os melhores trabalhos do Desafio Senai de Projetos Integradores, concebidos para encontrar soluções a problemas levados por indústrias de diversos setores para alunos de aprendizagem industrial e cursos técnicos.
O Senai-RS ainda deu continuidade a atualização de sua infraestrutura. No que se refere aos investimentos em construções, destaca-se a conclusão da obra em Santa Rosa, inaugurada em março de 2023 e a nova sede do Senai Horizontina, aberta em dezembro, dentro do Memorial de Evolução Agrícola da John Deere. Além disso, com suas 18 Unidades Móveis, atendeu 68 municípios, dos quais 33 não possuem uma unidade física do Senai.