“Os homens que foram curados eram dez. Onde estão os outros nove? Por que somente este estrangeiro voltou para louvar a Deus? Lucas 17.17,18.
Eles viviam uma vida difícil. Tinham que abandonar a sua família, o seu trabalho, os seus amigos, praticamente tudo para refugiar-se em pequenas aldeias para leprosos. Depois de infectados por esta doença incurável e contagiosa, atualmente conhecida por hanseníase, sua vida tinha sofrido mudanças radicais.
As leis eram rígidas e exigentes. De maneira nenhuma os leprosos poderiam aproximar-se de outras pessoas que não tinham a doença. Mas aquele dia era diferente: de longe começaram a gritar para aquele que era o Messias, que tinha não somente a fama, mas o poder e a vontade de fazer milagres. Jesus atende o pedido e se aproxima deles.
Eram dez os leprosos que pediram ajuda e foram curados por Jesus quando caminhavam até os sacerdotes que, na época, atuavam também como médicos. Mas somente um, o estrangeiro de Samaria, voltou para agradecer a Jesus. Pior: era um estrangeiro, discriminado e desprezado por todos porque era samaritano.
Pedir é fácil. Receber, mais ainda. Reconhecer e agradecer aos responsáveis, é outra história. Assim também é a vida! Tantas bênçãos e alegrias, tantos momentos de proteção que são como pequenos milagres cotidianos, tantas ajudas e oportunidades que ficam esquecidas.
Agradecer é muito mais que obrigação. É questão de prioridade. Aquele samaritano leproso, depois de curado, livre que estava para voltar a sua família, ao convívio dos seus amigos, ao livre trânsito na sociedade, escolhe deixar isso para depois e volta para agradecer a Jesus pelo maravilhoso milagre. Agradecer é muito mais que dizer: “Obrigado, Senhor!” É colocar a vida à disposição de Deus! Que Deus nos conceda um coração agradecido pelas bênçãos recebidas!
Um abraço, Rev. Darci André Roehrs
Programação de cultos:
Sábado 06 de julho
14h Estudo Bíblico – Centro / 18.30h Culto Esmeralda
19h Centro e 19h Várzea (Escola Guido Herberts)
Domingo 07 de julho
9h Centro/ Cohab e São José da Reserva