Everson Boeck
[email protected]
No mês em que se comemora o Dia do Agente Comunitário de Saúde, cerca de 400 profissionais da Atenção Básica da 13ª Coordenação Regional de Saúde (CRS), que abrange 13 municípios da região, receberam o certificado da Formação em Saúde Mental com ênfase em crack, álcool e outras drogas. A solenidade de formatura sob a coordenação da Secretaria Estadual de Saúde, através da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, ocorreu na terça-feira, 14 de outubro, no anfiteatro do Bloco 18 da Universidade de Santa Cruz do Sul.
O Caminhos do Cuidado envolve as instituições Fiocruz (RJ), através do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica (ICICT), o Grupo Hospitalar Conceição (RS) e a Rede de Escolas Técnicas do SUS. Waleska Antunes da Porciúncula Pereira, diretora da Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul, relata que as capacitações vêm acontecendo desde 2013 e encerram, em um primeiro momento, em 2014. Tratam-se de cursos de formação para a totalidade dos agentes comunitários de saúde distribuídos por todos os estados e regiões do país.
Waleska explica que o projeto Caminhos do Cuidado envolve diversas ações, entre elas o Programa “Crack, é possível vencer”, que é intersetorial com iniciativas de direitos humanos, segurança pública, saúde, educação entre outras. “A área da saúde é um dos tentáculos desta grande ação. Acreditamos que a partir desta formação conseguiremos ampliar para outros trabalhadores e equipes multidisciplinares em rede”, comenta. Esta ação se insere no eixo do Cuidado do plano integrado de combate às drogas “Crack, é Possível Vencer”’, sob responsabilidade do Ministério da Saúde e articulado pela Casa Civil.
Além desse público de agentes comunitários, o projeto abrange ainda um auxiliar ou técnico de enfermagem por cada equipe de saúde da família, perfazendo um total de 290.760 trabalhadores em saúde em todo o País, que estarão recebendo informações sobre os melhores procedimentos e as práticas mais eficientes para o atendimento aos usuários de drogas, visando sempre a redução de danos. Conforme Waleska, os próprios agentes de saúde e os gestores municipais colocam a necessidade de ampliar este tipo de formação, com esta metodologia e esta temática para outros profissionais. “Eles nos falam sobre a importância de ampliar o alcance do projeto, estendendo-o para médicos, enfermeiros e equipes de saúde da família, além dos profissionais da rede de saúde mental”, frisa.
O Projeto “Caminhos do Cuidado” se configura na ‘Formação de agentes comunitários de saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem da saúde da família – saúde mental ênfase em crack, álcool e outras drogas’ visando melhorar a atenção ao usuário e seus familiares, por meio da formação e qualificação dos profissionais da Rede de Atenção Básica à Saúde.
Eliana Giehl, titular da 13ª Coordenação Regional de Saúde, salienta que alunos formados são agentes comunitários de saúde e auxiliares e técnicos em enfermagem que atuam nos municípios de Santa Cruz, Sinimbu, Venâncio Aires, Rio Pardo, Candelária, Herveiras, Gramado Xavier, Vera Cruz, Vale Verde, Mato Leitão, Passo do Sobrado, Pantano Grande e Vale do Sol. Santa Cruz do Sul foi o primeiro município no estado que recebeu a formação. “Esse trabalho também vai resultar em uma ação preventiva, por isso queremos a atenção básica cada vez mais qualificada e fortalecida. Precisamos evitar que a população adoeça e, em conseqüência, seja preciso investir tanto em saúde secundária (hospitalar)”, aponta.
O secretário municipal de saúde, Carlos Behm, acredita que a capacitação permite um esclarecimento maior por todos os profissionais sobre o funcionamento da rede. “Este tipo de iniciativa permite que a comunidade seja melhor atendida. Este trabalho é tão importante que já está se pensando em projetos de educação e aperfeiçoamento constantes para nosso profissionais da saúde”, revela.
O Rio Grande do Sul tem 293 turmas abertas sendo que destas 185 estão concluídas, além disto, o estado ultrapassou a meta de formação que era de 254 turmas. Mais de 10 mil alunos deverão ter concluído a formação até o final deste ano.
Everson Boeck
Solenidade de formatura ocorreu na terça-feira, 14 de outubro,
no anfiteatro do Bloco 18 da Unisc