O chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Estado, ministro Paulo Pimenta (PT) esteve no último domingo, 23, em agenda por municípios do Vale do Rio Pardo, os quais sofreram com a emergência climática que ocorreu no final de abril. Pimenta esteve em Rio Pardinho, Sinimbu e Vila Mariante.
Em Rio Pardinho ele almoçou com um grupo da diretiva do Partido dos Trabalhadores (PT) de Santa Cruz e região. Durante o almoço, Pimenta apresentado o Sistema de Dados Abertos do Ministério de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul. Na ocasião, o ministro entregou a João Pedro Schmidt e Marta Nunes os números de Santa Cruz do Sul. Até o momento, foram encaminhados entre recursos empenhados, benefícios antecipados e valores solicitados pela prefeitura R$ 277 milhões.
Após o almoço com os correligionários, Paulo Pimenta e a comitiva seguiram para Sinimbu, quando visitou alguns dos lugares afetados pela catástrofe, e também se reuniu com a prefeita Sandra Backes, onde pode analisar a real situação do município. A prefeita de Sinimbu falou da sua preocupação com a burocracia tendo em vista a grande necessidade de reconstrução do município. Já o chefe da Secretaria Extraordinária de Apoio afirmou que o Governo Federal está trabalhando de forma articulada com as prefeituras e as secretarias, acompanhando o processo de perto para dar o suporte necessário neste momento de reconstrução e garantir a agilidade. Falou que em alguns casos os trâmites burocráticos são mesmo mais lentos, mas que já estão agilizando as liberações com menos entraves burocráticos.
Ainda na sexta-feira, 21, Paulo Pimenta revelou que o Governo Federal anunciou R$ 1,6 bilhões para apoiar a recuperação de empresas gaúchas inovadoras. Disse que a concessão de crédito emergencial, anunciada através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, tem o objetivo de apoiar a capacidade produtiva e de inovação de empresas gaúchas inovadoras em CT&I que foram atingidas pelas enchentes. Terão acesso às linhas de financiamento (Finep) empresas de todos os portes, desde o pequeno até o grande empresário.