
O Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) participou, na quarta-feira, 06, da ação de troca de brinquedos por mudas de árvores nativas na localidade de Linha Andréas, no interior de Vera Cruz. O projeto que faz parte da Agenda Ambiental Cisvale 2030, irá distribuir mais de mil mudas de árvores, cedidas pela Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) a alunos de 11 municípios da região. No ato, realizado na manhã desta quarta-feira, o presidente do Consórcio, Gilson Becker, ajudou no plantio de um Araçá Vermelho – espécie nativa da região.
Segundo o presidente do Consórcio, a troca de brinquedos por mudas de árvores cumpre dois papéis ao mesmo tempo: forma a consciência ambiental, por meio do cuidado com a árvore recebida, e favorece a ação social de presentear crianças carentes. “Com o foco na educação, a consciência ambiental criada por meio desta ação é disseminada. Ao mesmo tempo, criamos uma sociedade mais consciente no cuidado e respeito à natureza”, confirma Becker, ao falar para os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) São Sebastião, de Linha Andréas.

Fotos: Divulgação/RJ
No evento que faz parte do primeiro projeto da Agenda Ambiental Cisvale 2030 – conjunto de 30 ações para o cuidado do meio ambiente proposto pelo Consórcio – Gilson Becker destaca a importância da formação dos estudantes. “Esta atividade de hoje será levada para casa destes alunos, e com isso, iremos promover a educação ambiental de toda a comunidade”, complementa o presidente, ao também plantar uma muda nativa no pátio da escola.
A diretora executiva do Cisvale Léa Vargas também acompanhou a atividade. Segundo ela, a execução do primeiro projeto da Agenda Ambiental Cisvale 2030 está sendo bem recebida pela comunidade, confirmando a expectativa de que as ações tendem a mobilizar todo o Vale do Rio Pardo. “Está sendo uma experiência muito proveitosa, tanto para nós do Cisvale, quanto para os alunos. A troca de brinquedos por mudas de árvores insere no cotidiano deles esta consciência de cuidado com o meio ambiente, grande objetivo da ação proposta pelo nosso Consórcio”, pontua.
A ação realizada na manhã desta quarta-feira distribuiu 60 mudas de árvores para os alunos da EMEF São Sebastião. Os municípios de Sinimbu e Candelária, que iniciaram a distribuição de mudas para alunos na última terça-feira, 5, seguem com a ação até a próxima sexta-feira. Vale Verde dará início à atividade nesta quinta-feira. Em Santa Cruz do Sul a troca de brinquedos por mudas nativas ocorre na próxima terça-feira. Vale do Sol foi o último município a ingressar no projeto. A troca ocorrerá na próxima segunda e terça-feira, na própria Prefeitura. Até o fim do mês de dezembro serão trocadas mais de 1,1 mil mudas. Os brinquedos arrecadados com a atividade serão destinados para crianças carentes nos próprios municípios.