Tiago Mairo Garcia
[email protected]
Em solenidade realizada na última quarta, 30, na sede da Federação de Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul), em Porto Alegre, foi realizada a entrega do 8º Prêmio Vencedores do Agronegócio. Em razão da pandemia do coronavírus, a solenidade ocorreu de forma híbrida com limite de pessoas e transmissão on-line. Além da cerimônia, que se ateve a todos os protocolos exigidos, o encontro contou a participação, por meio do Canal 1 da Expointer Digital, do secretário da Agricultura do RS, Covatti Filho, e do senador Luiz Carlos Heinze, via plataforma Zoom.
A Afubra foi uma das agraciadas na categoria sustentabilidade, através do Projeto Verde é Vida, com seu Curso de Atualização a Distância (CAD), oferecido a todos os professores das escolas parceiras, com o objetivo de promover o desenvolvimento rural, valorizando a agricultura familiar e contribuindo com a permanência das famílias no campo. O vice-presidente da Afubra, Marco Antonio Dornelles, recebeu a distinção em nome da entidade.
Em sua manifestação na solenidade, Dornelles afirmou que a conquista do prêmio imbui na responsabilidade de continuar defendendo os interesses e a qualificação dos produtores rurais da região. O dirigente lembrou dos 65 anos da Afubra na defesa das famílias produtoras de tabaco. “Nosso trabalho, além do auxílio mútuo às lavouras de tabaco para reduzir os danos causados pelo granizo, é realizar o custo de produção do tabaco para negociar o preço com as empresas fumageiras e atuar na defesa do setor. Porém, entendemos que é preciso desenvolver atividades na área da educação ambiental, onde o nosso Projeto Verde é Vida atua, por meio de escolas parceiras”, explicou o vice-presidente. Ao falar sobre o Curso de Atualização a Distância (CAD), Dornelles agradeceu a participação da Emater/RS que, em diversas áreas, ministrou disciplinas.
Além da Afubra, os agraciados da 8ª edição do prêmio nas seguintes categorias foram: Antes da Porteira (Simbiose Indústria de Comércio de Fertilizantes e Insumos Microbiológicos, de Cruz Alta); Dentro da Porteira (Cooperativa Languiru, de Teutônia); Depois da Porteira (Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, de Rodeio Bonito); e Elas no Agro (Neiva Wurfel Ebrin, de Horizontina). O troféu Três Porteiras é produzido em bronze, pela artista plástica Ângela Pettini, e representa a integração dos setores envolvidos nos processos de qualificação, inovação tecnológica, logística e desenvolvimento do agribusiness. (Com informações da Federasul e Afubra)