Foi lançada na manhã dessa sexta-feira, 2 de março, a 18ª edição da Expoagro Afubra. O evento aconteceu no parque da feira, em Rincão del Rey (Rio Pardo) e contou com a presença de autoridades e lideranças de cerca de 180 municípios do Rio Grande do Sul. A Expoagro Afubra é a maior feira de agroindústria familiar do Brasil e em 2018, acontecerá nos dias 20, 21 e 22 de março.
Seguindo a temática da feira nesse ano – a Conservação do Solo -, o Secretário Estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi), Ernani Polo foi o responsável pela palestra de abertura. Na oportunidade ele falou sobre o Programa Conservar para Produzir Melhor – Solo e Água, um projeto do Governo do Estado. Ele descreveu algumas das ações realizadas e os resultados já obtidos.
Conforme explicou o o vice-presidente da Afubra e coordenador geral da feira, o engenheiro agrônomo Marco Antônio Dornelles, a escolha por esse tema se deu em função da importância do solo para todas as atividades agropecuárias. “Um solo com boa estrutura absorve e armazena melhor a água, e é um solo em que o agricultor vai ter uma produtividade longa”, explicou.
EXPECTATIVAS
Uma das principais expectativas do evento é em relação ao público. Conforme Dornelles, espera-se atingir um público de 92 mil pessoas nos três dias. “Há estrutura para isso, estamos com um amplo estacionamento e muitas atrações estão sendo preparadas”, disse. Serão, por exemplo, mais de 400 expositores, e alguns contratos não foram fechados ainda, de forma que mais expositores ainda devem se cadastrar.
Apesar de algumas regiões estarem com dificuldades por causa da estiagem registrada no Rio Grande do Sul, superar os negócios também é uma expectativa da organização da feira. “A gente sabe que mesmo nas piores situações os agricultores têm comparecido às feiras para verificar as tecnologias. E vai ter muita coisa voltada para a questão de irrigação, além é claro da feira como um todo que vai abordar a questão da conservação do solo”, destacou.
NOVIDADES
Entre as novidades dessa edição do evento, está o aplicativo da Expoagro. Disponibilizado gratuitamente a ferramenta pode ser acessada através do Play Store ou App Store e funciona também de modo off-line. Através do aplicativo, é possível conferir o mapa do parque, horários de funcionamento, relação de hotéis próximos, endereço, datas, informações completas sobre a programação e notícias sobre a feira, além de consultar a relação dos expositores.
Além disso, a programação da 18ª Expoagro Afubra, com todos os detalhes, também já pode ser conferida no site da Afubra.
PAVILHÃO DAS AGROÍNDÚSTRIAS
A notícia triste, porém, é que o Pavilhão das Agroindústrias que teve suas obras iniciadas em janeiro, não ficará pronto para essa edição. Dornelles explicou que a a obra teve início mas agora aguarda a liberação de mais verba por parte da Caixa Econômica Federal e do Ministério da Agricultura para que seja instalada a estrutura metálica e a cobertura. Depois também precisará da liberação dos Bombeiros, quando concluído. “Como estamos muito próximos da feira, mesmo que o valor seja liberado, nem vale a pena dar continuidade. Deixaremos para concluir a obra logo após o fim da Expoagro”, lamentou.
Até 2019, porém, ela deverá estar pronta. Por enquanto, as feiras da agroindústria familiar permanecerão em uma estrutura montada, como já aconteceu em outros anos.
PATROCÍNIO
A 18ª Expoagro Afubra tem como patrocinadores Ouro, Husqvarna, Sicredi, Sygentae Banrisul; como Prata, Massey Ferguson, Yara, Carolina Soil e Banco do Brasil; os apoiadores são a Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), a Emater/RS-Ascar, Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), secretaria Estadual de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR) e Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (Seapi). Demais apoiadores são: Alliance One, CTA, JTI, Premium, Phillip Morris, Souza Cruz, Universal Leaf e China Brasil Tabacos.