Débora Dumke
[email protected]
Santa Cruz do Sul vive a quarta edição da Semana do Lixo Zero, evento que se iniciou na última sexta-feira, 21, e terminará na próxima segunda, 31. Na abertura, na Associação Comercial e Industrial (ACI), houve um bate-papo sobre a importância do destino correto do lixo, com a participação das embaixadoras do Instituto Lixo Zero Brasil (ILZB), engenheira ambiental Débora Leonhardt da Silva e nutricionista Betina Bender, e equipe de voluntários da campanha na cidade. Estiveram presentes também o presidente da ACI, Cesar Cechinato, e os diretores da entidade Enoir Grener, Ambiental, e João Vogt, de Sustentabilidade, e o secretário municipal de Meio Ambiente, Saneamento e Sustentabilidade, Jaques Eisenberger.
Para Débora e sua equipe, é sempre um desafio organizar um evento desse porte. “A gente vem crescendo bastante nesses últimos tempos. Este ano, estamos trazendo todas as instituições para reuniões presenciais de planejamento e o resultado foi mega significativo, porque nós estávamos sempre na média de 40 a 50 ações e agora a gente deu um salto a 95 ações. Nossa avaliação é superpositiva, é muito difícil pensar que alguém não será atingido com alguma informação do Lixo Zero nesses dez dias, falando em 95 ações. E vocês nos dando espaço para trazer essas informações através da mídia, a gente consegue voar ainda mais longe, trazendo informações sobre a gestão de resíduos.” Declarou a engenheira ambiental.
As 95 ações cadastradas ocorrem em instituições, escolas e empresas, cada uma com sua metodologia de conscientização. O ILZB também promove outros eventos sobre o assunto, como buscar o zero resíduo e dar destinação a tudo. “Trabalhamos a conscientização para não utilizar descartáveis e assim fazendo em todos os nossos eventos, levando sempre conteúdos para nossas redes sociais. É um trabalho de formiguinha: hoje a gente conscientiza um, amanhã dois e assim vai indo”, sublinhou Débora.
Rejane Wrasse Bender foi uma das participantes da atividade de abertura da campanha. “Eu estou tentando me introduzir nessa Semana Lixo Zero como voluntária pessoa física. Vim aqui mais para aprender e a partir de agora quero me engajar no movimento. Achei o painel maravilhoso, para aprender muita coisa e a partir daí vou tentar me envolver mais nesse programa Lixo Zero de Santa Cruz do Sul”, planejou.