Início Geral ACI estimula e fortalece a inserção do estudante no mercado de trabalho

ACI estimula e fortalece a inserção do estudante no mercado de trabalho

EVERSON BOECK
[email protected]

Ter vagas e não encontrar profissionais qualificados interessados nas ofertas disponíveis era uma das preocupações da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul e que levou a entidade a buscar meios para amenizar tal necessidade. Foi assim que surgiu a parceria com a agência Link ABRH Estágios. No final de março a ACI e a ABRH firmaram um convênio na área de estágios. O documento formalizou a ACI como a nova agente da Link ABRH-RS Estágios para região do Vale do Rio Pardo. Na última quinta-feira, 19, no Restaurante Quiosque da Praça, a ACI e a ABRH/RS realizam o evento de lançamento das atividades da agência na região.

MAIS ESTÁGIOS PARA ESTUDANTES

De acordo com diretora do Departamento de Recursos Humanos da ACI, Fátima Gehlen, a parceria entre ACI e a ABRH beneficia tanto a empresa quando o estudante. “Abrindo o link de estágios tu vais dar oportunidade para a pessoa aprender e crescer, isto é, o indivíduo vai crescer na prática, trazendo a teoria da sala de aula, seja do nível médico ou acadêmico, para o dia-a-dia. Este novo profissional tem um senso crítico muito aguçado e, por ser muito questionador, acaba fazendo o empresário refletir”, argumenta.
Segundo Gehlen, a ABRH entra como uma ferramenta de instrumentalização e suporte para auxiliar no processo de contratação e gestão dos estagiários. “O processo em si acontece pela equipe da ACI de Santa Cruz do Sul. A ABRH trouxe uma profissionalização do processo de seleção de estágios, o que vai dar maior segurança para as empresas. Agora seremos capazes de melhor recomendar um profissional que se enquadre no perfil da vaga que a empresa está oferecendo para estágio”, explica.
Para o presidente da ACI, Sérgio Bremm, a parceria vai auxiliar na qualidade dos profissionais contratos pelas empresas. “Infelizmente quase não existe mão-de-obra qualificada, desde as grandes empresas até àquelas com dois três funcionários. Esta parceria nasceu para minimizar esta dificuldade”, pontua.
A responsabilidade na ACI pelo gerenciamento da Link ABRH/RS Estágios ficará a cargo de Carini Treib. Dentre as suas atribuições está a realização de visitas a empresas interessadas em contratar os serviços de estágio e a sensibilização de estudantes (do ensino médio e universitários) que desejam atuar como estagiários. A ACI já possui um cadastro de aproximadamente 50 estagiários ativos.
A Link ABRH-RS oferece estágios a estudantes do ensino médio, técnico e superior. Em seus 14 anos de atuação, a  agência gerou mais de 106 mil oportunidades de estágios, com uma média de aproximadamente 8.200 oportunidades por ano. Os estudantes cadastrados, mais 185 mil, concorrerem a vagas em grandes empresas de todo o Rio Grande do Sul. Os interessados já podem encaminhar seus currículos para a ACI, através do e-mail [email protected], aos cuidados de Carini. Mais informações no site da ACI www.aci-scs.org.br.

HÁ MERCADO, NÃO HÁ QUALIFICAÇÃO

Uma das atrações deste encontro foi a palestra “Os desafios da gestão em um mercado carente de pessoas” ministrada pela consultora Simone Kramer, vice-presidente de Expansão da Associação Brasileira de Recursos Humanos Seccional do RS (ABRH/RS).
O fato do mercado de trabalho ofertar vagas e não existir profissionais qualificados interessados nas ofertas  disponíveis foi o foco principal abordado na palestra pela consultora, que há 22 anos atua na área de Recursos Humanos, na facilitação de processos e desenvolvimento, com experiência em renomadas empresas gaúchas.
Conforme a palestrante, durante muito tempo o profissional delegava o crescimento de sua carreira aos seus empregadores. “Hoje isso mudou. Esta responsabilidade é do profissional e ele deve entender que a empresa apenas contribui com seu desenvolvimento”, sublinha.

EVERSON BOECK

Sérgio Bremm, presidente da ACI, Simone Kramer, palestrante e vice-presidente de
Expansão da ABRH, e Fátima Gehlen, diretora do Departamento de Recursos Humanos da ACI