Início Especiais ACI de Santa Cruz completa 100 anos

ACI de Santa Cruz completa 100 anos

A Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Cruz do Sul, uma das mais representativas entidades empresariais da região, comemora no dia 2 de janeiro, 100 anos de atuação. A data histórica será celebrada com uma programação especial, ao longo de todo o ano. O Baile dos Cem Anos, marcado para o dia 24 de março, será o ponto alto dos festejos.

Formada por empresas do comércio, indústria, serviços e profissionais liberais, a ACI de Santa Cruz congrega hoje cerca de 400 associados. Instalada em sede própria, localizada na área central da cidade – Rua Venâncio Aires, 633 – a entidade se destaca como um centro empresarial, reunindo entidades e organizações afins com as atividades empreendedoras. O Escritório Regional da Junta Comercial do RS, a Seccional do Conselho Regional de Administração do RS (CRA/RS) de Santa Cruz, o Sindicato da Indústria da Borracha (Sindibor) e a Unidade Regional do Sebrae, estão hoje sediadas no prédio da ACI.

A gestão presidida por Ario Sabbi, e o vice, Lucas Rubinger, chegou ao fim em novembro de 2017, às vésperas do centenário. Contudo, os avanços conquistados nestes mais dois anos foram significativos. O principal legado, sem dúvida, foi o planejamento ACI 2015-2025. Iniciativa que definiu metas de curto e longo prazo para ampliar a representatividade da entidade e implementar melhorias em seu processo de gestão, com foco em uma nova visão da ACI, como centro de informação e estímulo a negócios.

ACI liderou manifesta›es pœblicas contra a corrup‹o e a majora‹o de impostos

Retrospectiva gestão 2015-2017

Com iniciativas em três frentes – representatividade, negócios/informação e parcerias – a entidade conseguiu nos últimos 24 meses muitas avanços em cada uma dessas áreas. No item representatividade foram várias ações pontuais em defesa dos setores empresariais e da comunidade. O pedido para denunciar o contrato da Corsan com o Município junto ao Ministério Público, a ação contra o aumento do salário dos vereadores e as manifestações públicas contra a corrupção e a majoração de impostos são alguns exemplos.

Ações de protagonismo também na esfera estadual. A consolidação do Prêmio Líderes &Vencedores em Santa Cruz levou o nome da entidade e das organizações premiadas para todo o Rio Grande do Sul e conquistou o reconhecimento da Federação das Associações Comerciais e de Serviços do RS (Federasul).

Eventos como Rodatur – rodada de negócios na área do Turismo, a consolidação do Café Empresarial, principal evento de networking da ACI, as edições da Rodada de Negócios de Santa Cruz, os diversos temas empresariais em debate nas reuniões mensais da Comissão de RH, e o programa de palestras gratuitas foram oportunidades para troca de conhecimentos e negócios ofertadas aos associados e à comunidade.

Inovações também na relação com os associados e outras entidades co-irmãs. Convênios foram firmados com empresas com o intuito de beneficiar os associados em áreas como cultura e entretenimento – o convênio ACI Cinemas (Cines Santa Cruz e Shopping Germânia); saúde e segurança do trabalho (empresa Ergoss), segurança da informação (Sulvale). Destaca-se a inédita parceria com a Associação Comercial e Industrial de Lajeado (ACIL), compartilhando benefícios para os associados de ambas as entidades, e outras conquistas, como a instalação da Seccional do CRA/RS na cidade, e a volta da Junta Comercial para a ACI.

Propostas da nova gestão

A preparação para Lucas Rubinger assumir a presidência da entidade começou ainda em 2015, quando foi eleito vice-presidente, ao lado do colega Ario Sabbi. Desde então, Rubinger tem se destacado à frente de várias ações, de forma especial às que se referem à representatividade e à atração de novas lideranças para a ACI.

‘Desenvolver para mais 100 anos’. Esse é o mote da nova gestão. A ideia é dar continuidade ao que foi definido no planejamento ACI 2015-2025. Em linhas gerais, isso significa manter e aperfeiçoar o que já foi feito para preparar um novo ciclo de crescimento da ACI, com vistas a mais um século de atuação.

Para tanto, foram pensadas ações nas áreas de comunicação, representatividade, gestão interna, produtos, serviços e sustentabilidade financeira. A proposta é que todos trabalhem com metas e planos de ação, com foco nas diretrizes do planejamento estratégico, inclusive a diretoria.

São as seguintes as diretrizes organizacionais propostas: viabilidade econômica; aumentar o número de associados; melhorar e ampliar a representatividade; melhorar a gestão administrativa/operacional; atrair e reter talentos humanos; melhorar os índices de desempenho da equipe de trabalho e potencializar as atuais lideranças da entidade.

Algumas ações já estão definidas, como a realização de reunião mensal da Diretoria, aberta aos associados e à comunidade. Nesses encontros, voltados ao associativismo, haverá troca de experiências, levantamento de demandas para as ações da ACI, busca por novos associados,  além de  um momento para compartilhar informações sobre a atuação da entidade.

A intenção também é fortalecer o Movimento Empresarial, projeto lançado em 2016 pela Federasul, do qual a entidade é integrante. Cooperar, compartilhar, liderar e transformar – valores do movimento – servirão de estímulo para preparar lideranças locais a ocuparem cada vez mais espaços na área pública e privada, contribuindo assim para o crescimento do empreendedorismo e do desenvolvimento sustentável de Santa Cruz e do Estado.

Outra proposta em estudo é a instalação de uma unidade de atendimento da ACI na Zona Sul. “Temos bem definido o norte que seguiremos e, junto com a diretoria e colaboradores, vamos construir o melhor caminho para conduzir a ACI a um novo patamar de atuação, condizente com sua história de representação empresarial na região”, explica Lucas Rubinger.

Baile dos 100 anos

Dia 24 de março de 2018. Essa será a data do principal evento festivo em comemoração ao centenário da ACI: o baile dos 100 anos. A comissão organizadora, formada por integrantes da nova Diretoria e colaboradores da entidade, está definindo os detalhes finais da programação. A organização geral do evento está a cargo da empresa Promopres.