Início Sem categoria Acadêmicos falam da experiência em Portugal

Acadêmicos falam da experiência em Portugal

Dia 1º de dezembro foi o grande dia para um grupo de alunos do curso de Comunicação Social da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc). A viagem para Portugal, tão esperada, iria começar. Com duração de 22 dias, cinco acadêmicos, acompanhados do professor Jair Giacomini, tiveram a oportunidade de conhecer a cidade de Abrantes. Lá conheceram a Escola Superior de Tecnologia de Abrantes (Esta) e aprender o modo de ensino da Comunicação na universidade.
Giacomini classifica a viagem como uma experiência inesquecível. “Houve todo o processo de preparação para a viagem, que começou ainda em agosto. E, finalmente, a viagem no dia 1º de dezembro”, explica. Para ele, a vivência de planejar e de viajar em grupo é um grande aprendizado. Já, a cidade de Abrantes é definida por ele como encantadora e hospitaleira. 
Além disso, Jair destaca a receptividade dos portugueses. “A Esta, seus professores, alunos e funcionários foram muito acolhedores e prestativos em todos os momentos. Acredito que nas três semanas de convivência houve uma troca de experiências muito positiva entre o grupo da Unisc e os alunos e professores da Esta”.

EXPERIÊNCIAS ÚNICAS
Lindiara Hagemann, uma das intercambistas, desejava viajar para Portugal desde quando entrou na faculdade em 2008. Para ela, foi mais do que uma viagem, e sim a oportunidade de conhecer uma cultura diferente. “Adquirimos hábitos e tivemos que nos adaptar aos costumes de outro lugar. As aulas me fizeram perceber a importância das aulas teóricas. A falta que ela faz sobre o exercício da profissão. Essa parte faz muita falta na formação acadêmica”, destaca a aluna de Jornalismo.
Ela ainda conta: “Eu nunca havia saído do Brasil. Foi uma experiência incrível e isso vai ficar guardado para sempre como a maior aventura da minha vida”. Por sua vez, a acadêmica de Produção em Mídia Audiovisual (PMA), Anna Porto, explica que conhecer novas perspectivas, contribui para a formação.

Divulgação/Comunicação Social Unisc

Os intercambistas junto do professor Jair Giacomini

“A partilha não tem preço, é algo muito bom”. Anna considera indispensável valorizar o próprio país e isso é possível quando se está longe dele. “Só se sente saudade daquilo que é bom”, diz. Também, estudante de PMA, Ana Gabriela Alves salienta que a experiência a ajudou a valorizar coisas que normalmente não dava importância como, por exemplo, as aulas teóricas.
Além disso, Ana conta o que mais lhe chamou atenção. “Lá é muito frio e sol se põe muito cedo, 17h30min já é noite! A infraestrutura da escola que, apesar de ser um prédio antigo, ainda assim, atende as necessidades. E claro, o atelier de rádio, onde os alunos têm aula dentro de um estúdio de rádio, o que com certeza aproxima bem mais os estudantes da prática”.
Para Laura Gomes, acadêmica de jornalismo, a viagem fez com que ela se sentisse uma estudante mais completa. “Me apaixonei pelas aulas de cinema e de televisão. Mas, estranhei o fato de que a aula acontece mais na sala de aula mesmo, sem sair tanto para produzir. Acredito que tenha acontecido isso por causa da época que fomos (últimas semanas do semestre). Além das aulas, não vou esquecer o pessoal que foi comigo. A viagem foi ainda melhor por ser esse grupo”, diz.
Durante o intercâmbio o professor Jair Giacomini realizou duas palestras no dia 17 para os alunos da Esta. No turno da manhã, o tema foi “A televisão universitária no Brasil e a experiência da Unisc TV” e à tarde, “Experiências em Comunicação e em Audiovisual”. Esta última foi dada em conjunto com os alunos da Unisc.