Início Geral Acadêmicos de Direito comemoram hoje seu dia

Acadêmicos de Direito comemoram hoje seu dia

Ana Souza
[email protected]

No dia 19 de maio é comemorado o Dia do Acadêmico de Direito. Neste dia são homenageados todos os acadêmicos e profissionais da área. Estudantes que acima de qualquer teoria ou prática aprendem a questionar, discutir e buscam seus ideais perante as leis.
Gosto pela leitura e motivação para estudar são fundamentais para quem deseja ingressar no Curso de Direito. O mercado de trabalho é amplo, com possibilidade do bacharel em Direito ingressar em diversas carreiras na área pública, para além do exercício da advocacia. Hoje também há um mercado muito amplo para o exercício da docência, tanto na graduação como na pós-graduação.
Após a formatura no Curso Superior de Direito em uma Universidade, o acadêmico de Direito torna-se bacharel em Direito. Para exercer a profissão na área, o bacharel deverá prestar prova na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

CURSO COM PRÁTICA JURÍDICA

O Curso de Direito da Universidade Santa Cruz (Unisc) tem uma sólida história de qualidade na formação de profissionais, que hoje atuam em diversas atividades, instituições e áreas. O sucesso destes profissionais revela esta qualidade e, também, comprova uma busca constante pela qualidade. Esta busca prima pela solidez do estudo jurídico, pela constante atualização dos conhecimentos e pelo caráter humanístico. Visa formar não só advogados, juízes e promotores, mas profissionais que se adaptem à dinâmica da sociedade moderna e contribuam para a evolução do Direito. O curso conta com um corpo docente que abrange pesquisadores e profissionais do Direito, que aliam a técnica e a teoria, a prática e a pesquisa, a experiência e a inovação.
No decorrer de seus estudos, o estudante encontrará o núcleo de prática jurídica, onde irá se deparar com a prática jurídica real, aliando o aprofundamento de seus conhecimentos ao serviço comunitário prestado pela assistência jurídica gratuita. Ao final do curso terá o momento de ingressar na pesquisa jurídica, com a realização do seu trabalho de conclusão. Esta atividade conta, não apenas com a orientação jurídica, mas metodológica, que consolida conhecimentos materiais e formais, mostrando o caminho do aperfeiçoamento constante através da pesquisa, que o acompanhará em sua vida profissional.

___________________________

“Iniciei o curso no primeiro semestre de 2006. O interesse pelo Direito surgiu durante o segundo grau e no último ano realmente vi que era o que eu gostava e queria para mim, e pelas possibilidades de concursos que podemos fazer após a conclusão do curso. E também para realizar meu maior desejo que é me tornar Delegada futuramente. Venho de uma família com muitas professoras, fui a única que saí dos ‘padrões’ da família. Acho que dentro da Universidade temos grandes exemplos de pessoas da área do Direito, não vou citar nomes, mas posso garantir que além de exemplos levarei alguns amigos para minha vida profissional. Gostaria de me especializar na área do Direito de Família, pois é um ramo que eu gosto muito, mas o desejo de me tornar delegada é mais forte e é o que eu pretendo me dedicar ao máximo após concluir o curso.”

Fotos: Divulgação/RJ

Karin Teixeira
Acadêmica de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)

______________________________

“Ingressei no curso de Direito no primeiro semestre de 2011. Escolhi o curso com o objetivo de tornar a sociedade mais justa, com a aplicação da disciplina, responsabilidade na atuação dos processos e na vida das pessoas. Além de ter ampla área de atuação. Ninguém na minha família exerce o ramo, mas o interesse pelo Direito vem do meu pai, por ser um exemplo de responsabilidade e disciplina.
Uma das inspirações de profissional para mim é o Juiz Federal William Douglas. Tive a oportunidade de assistir sua palestra em uma Jornada, onde ele contou toda sua vida, suas dificuldades para estudar e ser bem sucedido no ramo do Direito. Sigo seu exemplo, pois ele me fez acreditar naquilo que muitas vezes achei impossível alcançar. Não podemos jamais desistir de um objetivo. É só ter foco, fé e vontade que se alcança tudo que almeja. Pretendo ser Defensora Pública, pois sempre foi gratificante ajudar as pessoas, nas suas necessidades, pois mesmo não podendo pagar os serviços de um advogado, merecem defesa e um resultado justo.”

Paula Naiana da Silva
Acadêmica de Direito da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc)

__________________________

Santo Ivo: o padroeiro dos advogados

Padroeiro dos Advogados, Santo Ivo (Treguier-Bretalha, 17 de Outubro de 1253 – 19 de Maio de 1303) era Frade Franciscano. No dia 19 de maio comemoramos o dia de Santo Ivo, o santo padroeiro dos advogados.
Santo Ivo mostrou em Paris, o brilho da sua inteligência, no estudo da Filosofia, da Teologia e do Direito. Ivo de Kermartin, ao voltar à sua terra natal, aceitou o encargo de ser juiz do tribunal eclesiástico, por onde passavam as questões mais espinhosas. Com sua sabedoria, imparcialidade e espírito conciliador, desfazia as inimizades e conquistava o respeito até dos que perdiam a questão. A defesa intransigente dos injustiçados e dos necessitados deu-lhe o título de “advogado dos pobres”, um título que continuou merecendo ao tornar-se sacerdote, e ao construir um hospital, onde cuidava dos doentes com as suas próprias mãos. Um exemplo inspirador para os nossos juristas e magistrados.

Divulgação/RJ