Início Geral Abril Azul | Unisc apresenta projeto para atender autistas

Abril Azul | Unisc apresenta projeto para atender autistas

Programa conta com R$ 3 milhões destinados por emenda do deputado Marcelo Moraes

Primeiros atendimentos serão para pessoas residentes em Santa Cruz do Sul
Clarissa Gomes

No mês que tem como foco o transtorno do espectro autista (TEA), chamado de Abril Azul, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) apresentou, na sexta-feira, 4, um projeto, ainda em construção, que pretende atender pessoas autistas e suas famílias. A elaboração tem a contribuição da Associação Pró-Autismo Luz Azul.

Participaram do encontro o reitor da Unisc, Rafael Frederico Henn; o prefeito Sérgio Moraes, o deputado federal Marcelo Moraes, a deputada estadual Kelly Moraes, secretários municipais, vereadores, representantes de entidades ligadas à causa do autismo, e docentes da universidade. Com emenda de Marcelo, no valor de R$ 3 milhões, o projeto, denominado Espectro Unisc, Inclusão que Transforma, inicialmente será desenvolvido para os munícipes de Santa Cruz do Sul. “Nesta fase inicial, pretendemos atender somente autistas e familiares de Santa Cruz, mas, à medida que o projeto vai acontecendo, queremos ampliar para outros municípios da região”, explicou Henn.

A coordenadora do projeto, Rafaela Weis Jackisch, revelou que a proposta visa promover a inserção social e o protagonismo da pessoa com TEA, além do desenvolvimento de habilidades cognitivas, motoras e socioafetivas, em várias faixas etárias. “O público-alvo do projeto são crianças a partir de dois anos, adolescentes e adultos, mas que possuem diagnóstico de TEA”, esclareceu.

Os inscritos participarão de atividades físicas adaptadas, tanto no meio aquático como no solo, e sempre com a participação da família. Terão também avaliação psicológica e acompanhamento alimentar e odontológico, além de cuidado farmacêutico e assessoria jurídica. A ideia é adaptar vários espaços interativos para a realização de oficinas e tarefas.

O deputado federal Marcelo Moraes justificou sua bandeira pela causa do autismo. “Participei de reuniões difíceis sobre este tema e presenciei o sofrimento de muitas pessoas e famílias que precisam de ajuda por possuírem este transtorno”, atestou. O parlamentar sugeriu ainda que a universidade crie cursos preparatórios de profissionais para atuarem na área do autismo.

Sérgio Moraes exaltou o empenho de todos os envolvidos na proposta. “Obrigado deputado Marcelo, Unisc e todos que estão se envolvendo na construção deste projeto. Podem ter certeza que a Prefeitura é parceira, porque é um trabalho que vai beneficiar a comunidade e principalmente levar qualidade de vida para pessoas e suas famílias”, afirmou o prefeito.

Nesta semana, a Unisc realiza um encontro com famílias interessadas em aderir ao projeto, com o objetivo de mapear as principais necessidades e assim poder avançar nas próximas etapas do projeto. O lançamento da iniciativa está previsto para o dia 25 deste mês.