LUANA CIECELSKI
[email protected]
Tendo como principais objetivos a sensibilização da comunidade escolar para situações problema do cotidiano, estimular o uso de alternativas científicas e tecnológicas para solução dessas questões, incentivar o protagonismo social e uma formação cidadã e humana, além da tomada de decisões, do espírito de equipe e da criatividade, estão abertas as inscrições para mais uma edição da Maratona do Saber.
A atividade é promovida pelo programa Unisc-Escola da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) em parceria com os cursos de graduação e é voltada para alunos de 3º ano do Ensino Médio, regularmente matriculados, de Escolas Públicas e Particulares dos Vales do Rio Pardo, Taquari, Caí, Centro-Serra, 4ª Colônia e Litoral. Ele será divido em duas etapas.
A primeira delas consiste em assistir coletivamente seis vídeos que serão divulgados no site do evento (www.unisc.br/site/maratonadosaber). Eles são organizados em áreas da seguinte forma: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Ciências Exatas, Saúde e Comunicação Social, e um vídeo da Tarefa Social, e cada um deles irá propor um desafio aos estudantes. É ai que inicia a segunda etapa, quando os jovens terão que planejar, organizar e produzir sete vídeos (com tempos entre 1 minuto e 1min30seg) em resposta a esses desafios e encaminhá-los para a Unisc.
De acordo com uma das organizadoras da atividade, Cássia Andrada de Paula, nessa edição a atividade será realizada totalmente online, diferentemente de edições anteriores, transformando-se assim em uma grande gincana online. “Sempre tínhamos muitas inscrições e interesse em participar, porém, algumas escolas tinha dificuldade de se locomover até a Unisc em Santa Cruz”, explica. Ela destaca também a possibilidade de ações sociais nas próprias comunidades dos estudantes a partir do vídeo da Tarefa Social. “Ela consiste na realização, registro em vídeo e apresentação de uma ação social, que pode ser realizada com escolas de educação infantil, lares de idosos, hospitais beneficentes, instituições de proteção animal, entre outros”, esclarece.
Além disso, há toda uma relação com a ampliação dos conhecimentos. Em todas as atividades propostas serão trabalhados temas transversais que envolvem questões da área da saúde e do direito. Dessa forma, todo o trabalho desenvolvido pelos alunos acabará auxiliando-os no processo de estudo para o vestibular, e quem sabe, escolha de uma carreira. As ações realizadas e as respostas dadas também serão avaliadas pela criatividade dos estudantes, estimulando-os ao raciocínio.
CRONOGRAMA
As inscrições podem ser feitas até o dia 3 de julho através do preenchimento do Formulário de Inscrição disponível no site do evento, e do envio do Termo de Autorização do Uso de Imagem. A postagem dos vídeos desafios ocorrerá no dia 6 de julho de 2018 e as respostas das tarefas deverão ser enviadas no formato de vídeo entre os dias 7 de julho e 7 de agosto. Depois disso, as tarefas serão avaliadas entre os dias 8 a 24 de agosto e a premiação deverá acontecer entre 27 a 31 de agosto.
PREMIAÇÃO
A escola que obtiver a maior pontuação será premiada com um Projetor Multimídia para uso comum na instituição, que será entregue em data a ser definida ainda. Os alunos receberão como prêmio um vale no valor de R$ 500,00, a ser utilizado como forma de pagamento para uso coletivo dos estudantes, que representaram a escola no evento. Esse valor poderá ser revertido para o ato da formatura, através da contratação de um DJ, confecção de camisetas, transporte ou hospedagem; outros casos deverão ser analisados pelo Programa UNISC-Escola.