Ana Souza
Um grande evento retornou ao cenário com foco na agricultura familiar. Após dois anos sem poder ser realizada, devido à pandemia de Covid-19, a Expoagro Afubra abriu oficialmente na manhã desta quarta-feira, 23. A solenidade ocorreu no palco principal do Espaço de Inovação do Agro, anexo ao pórtico de entrada. A cerimônia contou com a presença do vice-governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior (PSDB); da secretária estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural, Silvana Covatti; do prefeito de Rio Pardo, município anfitrião do evento, Edivilson Brum (MDB); do coordenador-geral da feira, Marco Antônio Dornelles; de senadores, de deputados federais e estaduais, outras autoridades e líderes ligados ao meio rural e imprensa. O presidente da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), Benício Albano Werner, deu as boas-vindas aos convidados e visitantes.
O evento foi abrilhantado com as participações da Banda do 7º Batalhão de Infantaria Blindado (7º BIB) e do Coral da Afubra, que entoaram os hinos nacional e do Rio Grande do Sul. Após os pronunciamentos das autoridades, foi realizada a inauguração da ampliação do Pavilhão da Agricultura Familiar, que recebeu as bençãos do padre Paulo Krindges e do pastor Vilmar Abentroth.
Na edição de 2019, aconteceu a entrega do Pavilhão 1, com uma estrutura de 1.500 metros quadrados. Na manhã desta quarta-feira, foi inaugurado o Pavilhão 2, construído com recursos próprios da Afubra e ampliado para mais que o dobro do tamanho, com 3.480 metros quadrados. O espaço também abriga serviços de apoio aos expositores, com sala de manipulação e higienização de produtos, câmara fria, depósito de secos e banheiros para feirantes e visitantes. Há ainda salas da administração, assessoria de imprensa, Unimed, Corpo de Bombeiros e Brigada Militar.
O que disseram na abertura
“Este é um momento de virar a página e, com toda a força e entusiasmo, recomeçar”, frisou o prefeito Edivilson Brum. “Iremos recomeçar, mesmo ainda com a pandemia e após a maior estiagem da história gaúcha, que impactará em mais de 8% do nosso PIB (Produto Interno Bruto). Temos que viver e superar ciclos, tirando destes ensinamentos e evoluir com eles. O produtor rural gera segurança, emprego, renda e serviços e não pode ser desamparado. A Expoagro é um grande exemplo de apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar, gerada em Santa Cruz do Sul, executada em Rio Pardo e envolvendo toda a região. Temos um grande protagonismo de desenvolvimento. Está consolidada como a maior feira de agricultura familiar do Brasil e da América do Sul. A semente lançada por Hainsi Gralow germinou e cresceu, um orgulho para a Afubra, agricultores e o agro.”
Benício Werner e Marco Dornelles fizeram a entrega de uma cesta com produtores das agroindústrias familiares e da Expoagro para o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior. “A agricultura familiar é essencial para todos nós. A realização da feira foi uma verdadeira união de forças. Ela é a maior feira da agricultura familiar do Brasil e estamos retomando com o espírito de recomeço e com novidades para os visitantes. Destaco a ampliação do Pavilhão da Agricultura Familiar e desejo que as vendas batam os recordes de todas as edições anteriores”, enfatizou Ranolfo.
Foram investidos na estrutura R$ 170 mil oriundos do governo do Estado, conforme destacou a secretária Silvana Covatti. “A estrutura tem 149 expositores. Nós, Secretaria de Agricultura, junto com a Emater e demais braços da secretaria, acreditamos que através da agricultura familiar desenvolvemos nossos municípios e a economia gira em torno do trabalho dos agricultores, além da produtividade do tabaco. Todos estão de parabéns”, elogiou.
O parque da Expoagro Afubra oferece para os visitantes inúmeras novidades, que podem ser conferidas até sábado, 26, no Parque de Exposições da Afubra em Rincão Del Rey, no município de Rio Pardo. O horário de visitação é das 8 horas às 18 horas diariamente.
Acesso ao parque
Santa Cruz do Sul: os motoristas que trafegam na BR-471 em direção a Rio Pardo podem identificar, a 100 metros do trevo defronte ao parque do evento, uma placa de trânsito que alerta para a interseção modificada. Em frente ao pórtico de entrada, a sinalização indica que o acesso deve ser feito pela pista da esquerda, enquanto a da direita fica mantida por quem deseja seguir rumo a Rio Pardo. Tachões separam as vias e auxiliam na segurança. Os visitantes e expositores precisam passar por cima da pista contrária para acessar os portões do estacionamento. A Polícia Rodoviária Federal está no ponto para controlar o fluxo de veículos.
Rio Pardo: os motoristas que trafegam na BR-471 em direção a Santa Cruz do Sul devem acessar uma alça de 200 metros que indica a Expoagro Afubra à direita. Para quem segue viagem, o trânsito flui em linha reta em frente ao pórtico de entrada. É preciso atenção com o fluxo de veículos no sentido contrário, especialmente no trecho em que há a travessia da pista para ingresso ao estacionamento.
Alça auxiliar: no sentido Rio Pardo/Santa Cruz do Sul, foi construída em frente ao Parque de Exposições da Afubra. Nos quatro dias da feira, esse trecho pode ser utilizado apenas pelos motoristas que possuem cartão amarelo de estacionamento e que acessarão o portão 1, como os veículos de imprensa e de autoridades. As caravanas que forem para o estacionamento exclusivo para ônibus também passam por essa pista. Quem possui cartão vermelho de estacionamento deve ingressar pelo portão 2, onde há uma placa de identificação. Os demais veículos podem estacionar nos estacionamentos 1 e 2, que têm capacidade para 6 mil lugares.