Nelvi Eidt tem 66 anos, é moradora de Santa Cruz do Sul. Ela já havia terminado o tratamento de câncer de mama, porém, muito abalada, com medo da doença voltar, procurou o auxílio da Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) de Santa Cruz do Sul. “Fui acolhida, encontrei o apoio, carinho e força em uma segunda família que foi a Aapecan”, diz.
Antes da pandemia, Nelvi participava de diversas atividades para descontrair, cantar e sorrir, tudo com muita alegria para esquecer a doença. “Graças a Deus, aos médicos e enfermeiras estou curada e com orgulho e gratidão farei parte por muitos anos dessa entidade”, finaliza.
Assim como Nelvi, muitos usuários já foram atendidos pela Aapecan. Em 16 anos na prestação do serviço de acolhimento provisório, assessoramento, e defesa e garantia de direitos, a Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) já atendeu 20 mil usuários no Rio Grande do Sul. Considerada como uma Organização da Sociedade Civil (OSC), a instituição é referência no terceiro setor no Estado.
A OSC oferece de forma gratuita apoio e orientação de acesso às políticas sociais para pessoas com diagnóstico de Câncer que se encontram em situação de vulnerabilidade social. O dia 5 de fevereiro de 2005 foi o marco inicial do trabalho da Aapecan em Caxias do Sul, quando foi criado, por um grupo de voluntários, o primeiro espaço. Até hoje, já são 14 unidades distribuídas em todas as regiões do RS: Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Rio Grande, Ijuí, Uruguaiana, Passo Fundo, Lajeado, Pelotas, Bento Gonçalves, Lagoa Vermelha, Camaquã, Bagé, incluindo a caxiense.
O diretor executivo e um dos fundadores, Paulo Vasques, destaca que o trabalho em equipe é fundamental para cumprir com a missão da instituição: “eu tive a iniciativa, porém o sucesso extraordinário da Aapecan é resultado de uma grande parceria da nossa equipe. Todos acreditaram que juntos poderíamos fazer essa transformação, fazer a diferença na vida de tantos usuários, e familiares, que já foram beneficiados e que estão sendo – e que serão – beneficiados pela Aapecan”, avalia ele.
Todo o trabalho realizado só é possível graças à sensibilidade e solidariedade de cada contribuinte, doador, voluntário, parceiros e colaboradores que acreditam na vida, ajudam a instituição a ir mais longe e a ressignificar nossos olhares frente ao Câncer.
Sobre os desafios no cenário atual, Paulo relata: “a nossa principal preocupação hoje é não deixar nenhum usuário sem acolhimento, dieta e suplementos, e kits de alimentação. Estamos nos reinventando nesta pandemia para que nenhum usuário fique sem apoio. Estamos focados, trabalhando junto com a coordenação, a comunicação, o telemarketing, a supervisão e os coordenadores, para continuarmos nossa missão”.
A direção leva em conta a ampliação das estruturas e projetos futuros para o crescimento no momento ideal. Das 14 unidades, dez possuem Casa de Apoio, onde os usuários e familiares usufruem dos benefícios de segunda-feira a sexta-feira: hospedagem, alimentação, atendimento e orientações de assistência social, psicológico e jurídico.
Na região, a Aapecan está presente em Santa Cruz do Sul, na Rua Dorval Martins, 197, Bairro Ana Nery. Para mais informações contate pelo número (51) 3056-9500 ou as redes sociais.