Início Geral A união dos Cristãos pela fé

A união dos Cristãos pela fé

 

Sara Rohde
[email protected]

Caminhada pela Reforma Protestante iniciou na Catedral São João Batista

O dia 31 de outubro é marcado pela reforma protestante da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). E em 2017 comemora-se o jubileu dos 500 anos da Reforma Luterana. 
Para marcar essa data a Comunidade Evangélica do Centro de Santa Cruz do Sul realizou uma caminhada ecumênica juntamente com a Igreja Católica Apostólica Romana (ICAR), com o objetivo de testemunhar não só a fé do povo santa-cruzense, mas também a comunhão entre duas denominações cristãs que se fazem presentes desde o princípio da história da cidade. O Pastor Márcio Trentini, representante da Igreja Evangélica, organizou a caminhada com o Bispo Dom Aloísio Alberto Dilli, representante da Igreja Católica.

A Praça da Bandeira foi o local para parar e ouvir a palavra do pastor e apresentação do Coral da Afubra 

 

A caminhada ecumênica reuniu cerca de duas mil pessoas, segundo a Fiscalização de Trânsito de Santa Cruz do Sul, na última terça-feira, com saída em frente a Catedral São João Batista para marcar o início do cristianismo. Após as orações, os fiéis seguiram para a Praça da Bandeira, em um percurso planejado. Iniciar a caminhada na Igreja Católica, parar na Praça da Bandeira e finalizar a caminhada na Igreja Evangélica.  
Na parada na Praça da Bandeira, o Pastor Rosemar Ahlert deu sua palavra “não foi por acaso que paramos aqui. Lutero insistiu em separar o poder público (estado) da igreja. Ele animou os cristãos a fazer o bem”.  Para o pastor a reforma é a transição de uma igreja do poder temporal (venda de imprudências como água e sabão sagrado, terras abençoadas e lugar no céu) em um percurso de libertação. Parar na Praça da Bandeira teve o objetivo de mostrar aos fiéis que a fé é produzir o bem, a cidadania. “Mostrarmos aos cristãos que as pessoas devem ir para a política por dignidade pública e não pelo poder e corrupção como está acontecendo em nível nacional”, reforçou o pastor. 
Ainda na ocasião, ocorreu a apresentação do Coral da Afubra em frente ao Palacinho. 
A caminhada seguiu para a Igreja Evangélica do Centro onde teve a troca de bíblias de uma igreja para a outra e a troca de palavras. Foi realizada a apresentação do Castelo Forte pelo 7º BIB e a despedida com o abraço da Paz. 
A caminhada pela reforma já existe há mais de dez anos no município e para o Pastor Márcio Trentini é um marco para Santa Cruz do Sul. “A IECLB caminha junto, pois a fé é maior que as diferenças e a cidade pode testemunhar o respeito entre os cristãos”.