Início Religião A tradição das novenas durante a Festa do Divino

A tradição das novenas durante a Festa do Divino

Ana Souza
[email protected]

De 6 à 8 de junho Santa Cruz do Sul recebe a 25ª edição da Festa do Divino e o jubileu de prata da festividade contará com momentos especiais. Organizada pela Paróquia Espírito Santo o evento ocorrerá nos pavilhões da igreja, localizada no bairro Arroio Grande, sob organização de todos os festeiros das edições anteriores.
Um dos momentos marcantes e tradicionais da Festa do Divino são as novenas que antecipam a abertura da programação oficial. São nove noites de orações, que iniciam nesta quinta-feira, 29, com a primeira noite – os horários são sempre às 19h30. A cada noite um tema diferente, o primeiro traz ‘A Fé’; na segunda noite, dia, 30, o tema será ‘Fé e Vida’; terceira, ‘Fé e Família’; quarta, ‘Fé e Comunidade’; quinta, ‘Fé e Testemunho’; sexta, ‘Fé e Humildade’; sétima, ‘Fé e perdão’; oitava, ‘Fé e Caridade’ e na nona noite, ‘Fé e Esperança’.
Conforme o pároco da Paróquia Santo Antônio, RecieriConcolato, o tema da festa sempre foram atrelados à Campanha da Fraternidade. “Desde a primeira edição sempre foi relativo à campanha. Este ano, que é festivo ao jubileu, a comissão de espiritualidade decidiu não fazer o tema relativo à Campanha da Fraternidade deste ano que traz como enfoque o tráfico de pessoas. Queríamos um tema festivo e assim surgiu ‘Vida e Missão neste mesmo espírito, Jesus age, fala e escuta’. Neste sentido as pessoas participam da organização, desde os primeiros festeiros que ainda hoje continuam colaborando.”
Padre Recieri – que está à frente da Paróquia pelo segundo ano – enfatiza que a partir do tema central da Festa do Divino são trabalhadas as novenas. “A base traz como foco vida e missão. E no ano que vem, na 26ª edição o tema central volta a ter como foco a Campanha da Fraternidade.” Segundo o pároco a participação das novenas é bem intensa. “As pessoas se integram às novenas e também tem a tradição da bandeira do Divino. Em quase todas as noites recebemos em torno de 250 à 300 pessoas. Os participantes se sentem em casa.”

PREPARATIVOS

Os preparativos para a 25ª Festa do Divino já estão todos organizados, conforme Padre Recieri. “Está tudo organizado. A programação festiva iniciará no dia 6 de junho, às 19h30, com missa de abertura e a presença do Coral da Afubra. Às 20h30, o Coral junto com a Banda do 7º BIB, marcam presença na abertura dos pavilhões da festividade. Será uma noite cultural com jantar e diversas apresentações artísticas com CTGs e escolas.”
Os festejos seguem no sábado, 7, às 9h, com carreata pelas comunidades. “Em caso de chuva, não ocorrerá a carreata. Ás 11h, ocorre o culto ecumênico e ao meio-dia a tradicional galinhada. Durante a tarde, a partir das 14h, baile da Terceira Idade com animação da Banda Magia Musical. Já foram confirmadas diversas caravanas que virão dos municípios para participar da festa. Em 2013 tivemos a presença de 27 caravanas. Às 19h, procissão e Missa Mariana; 21h, apresentações artísticas e 22h, baile do Jubileu de Prata com animação da Banda Magia Musical. O ingresso custará R$ 20,00 e dará direito à um prato de cuca e linguiça.”
O último dia dos festejos, que ocorrem no domingo, dia 8, contará com Santa Missa, às 9h,e apresentação dos novos festeiros; 10h30, apresentações artísticas. Ao meio-dia, almoço tendo no cardápio galinhada e churrasco com carnes de gado, galeto e porco. Durante a tarde, às 14h, baile com animação da Banda Tropical; 18h, sorteio da tômbola do Divino. “A tômbola é o carro-chefe da festa. Através desta serão arrecadados recursos para a reforma da Casa Paroquial e da Secretaria da Paróquia”, frisa o pároco. O encerramento da 25ª Festa do Divino será às 19h de domingo, 8, e no dia 14 de junho, às 19h30, ocorrerá a Missa de Ação de Graças.


Fotos: Divulgação/RJ

Noite das novenas é uma das tradições da Festa do Divino, reunindo participantes em oração

Carreata é um dos momentos de integração com a comunidade da Paróquia Espírito Santo