Gastão Gal
A melhor maneira de estabelecer a paz é através do dialogo. A contenda, a guerra somente trás a destruição, a desconfiança e a morte. Ao longo da história humana podemos observar que qualquer tipo de conquista realizada através da força foi perene e trazendo após alguns anos consequências dramáticas a população em geral.
Uma atitude verdadeiramente construtiva parte através do elogio. Este é um ato que enaltece e incentiva a prática de atitudes corretas.
Paulo o apóstolo enaltecia a prática do amor. Ainda que eu falasse as línguas dos homens e dos anjos, e não tivesse amor, seria como o metal que soa, ou como o sino que tine. (Coríntios 13:1)
Não devemos viver somente de aparências, mas de ações concretas. Nenhum poder ou influência pode ou deve ser mantido em virtude do sacerdócio, a não ser com persuasão, com longanimidade, com brandura e mansidão e com amor não fingido; Com bondade e conhecimento puro, que grandemente expandirão a alma, sem hipocrisia e sem dolo. (Doutrina e Convênios – Seção 121:41 – 42)
Ânimos acerbados, palavras duras e violentas ao invés de acalmar levaram a violência generalizada como consequências posteriores sofrimentos aos envolvidos e seus familiares. Quantas tragédias aconteceram motivadas pela intransigência dos envolvidos diretamente e quantas famílias viveram e vivem a sombra desta intransigência de não praticar o perdão e o amor.
O coração do sábio instrui a sua boca, e acrescenta doutrina aos seus lábios. Como favos de mel são as palavras suaves, doces para a alma e saúde para os ossos. (Provérbios 16:23-24)
Este é o momento exato de construirmos uma sociedade comprometida com a conciliação e o amor.