Início Opinião A segurança na internet. Perigos mais comuns na navegação

A segurança na internet. Perigos mais comuns na navegação

A segurança na internet pode ser considerada um conjunto de cuidados que se deve aplicar para proteger os elementos que fazem parte da rede, tais como infrastrutura e informação, as mais afetadas por criminosos cibernéticos. A segurança informática é responsável pela criação de métodos, procedimentos e leis que consigam identificar e eliminar fraquezas na informação e, também, em dispositivos físicos como os computadores.

Este tipo de segurança conta com bases de dados, arquivos e equipamentos que fazem com que a informação não fique disponível para pessoas alheias.

Atualmente, já existe um conjunto de serviços e aplicativos disponíveis para os clientes que pretendam navegar pela internet de uma forma privada e segura.

Com esse artigo, fique sabendo como se proteger enquanto navega na internet e, ainda, como oferecer uma proteção adicional aos mais jovens através do controle parental.

Todos nós, enquanto usuários da internet, estamos sujeitos a sofrer os vários perigos que possam ocorrer durante a navegação.

Tipos de perigo mais comuns na internet:

Os perigos associados à navegação na internet podem ser vários. No entanto, vamos enumerar os mais comuns e mais conhecidos:

  1. Vírus.
  2. Spam.
  3. Phishing (roubo de identidade).
  4. Roudo de dados (pessoais ou bancários).

Algumas das medidas de privacidade e segurança na internet:

1. O uso do antivírus

É uma das medidas mais básicas no que diz respeito à segurança na internet, sendo o primeiro filtro de proteção contra às ameaças cibernéticas. Importante ressaltar que já existem soluções gratuitas interessantes.

2. Passwords

As senhas de acesso às páginas são um exemplo de elementos muito importantes que devem ter um controle extremo. Ao contrário do que se pensa, você não deve usar a mesma senha em todas as páginas. Além disso, as senhas devem ser muito seguras e difíceis de adivinhar.

3. Segurança de dados

No caso de ser responsável de uma clínica, por exemplo, você deve assegurar que a informação de seus pacientes estão protegidas. Nos mercados de hoje, tão competitivos, podem existir grandes interesses de outras organizações no acesso a bases de dados alheias.

4. Navegação

A segurança na navegação na internet faz parte do senso comum, ou seja, entre os habituais conselhos, você deve evitar páginas web suspeitosas (normalmente são detectadas muito facilmente pelos antivírus). As páginas seguras contam com um certificado SSL, o que significa que a URL da web leva uma extensão https e não uma http.

5. Apps oficiais

Relativamente às aplicações, faça download apenas em páginas oficiais, sempre através do Google Play ou da Apple Store. Se deseja consultar sua conta da luz online, utilize o aplicativo oficial do seu fornecedor de eletricidade.

O controle parental: a segurança na internet dos mais pequenos

O controle parental permite que as crianças possam navegar em maior segurança, pois é um filtro que permite aos mais novos acederem a páginas que sejam mais adequadas a sua idade.

Com os diferentes serviços de controle parental existentes, os pais podem também estabelecer limites de tempo para jogos online ou navegação em redes sociais.

Caso necessite mais informações sobre os melhores serviços de controle parental, de como efetuar a portabilidade do seu serviço internet ou até mesmo mudar de companhia elétrica.

De fato todos esses são conselhos básicos e úteis que podemos aplicar no dia a dia de modo a podermos melhorar a nossa experiência enquanto navegamos na internet.

Mais informações sobre a segurança na internet: https://adslfibra.pt/guias/seguranca-internet.

Gonçalo Santos – departamento de comunicação & SEO da Selectra Portugal