Início Geral A santa e premiada cerveja Heilige

A santa e premiada cerveja Heilige

Alyne Motta
[email protected]

Alyne Motta

A produção de barril agora em garrafas

A cervejaria santa-cruzense Heilige é triplamente premiada. Isto aconteceu no I Concurso Brasileiro de Cervejas, realizado durante o Festival Brasileiro da Cerveja, na cidade de Blumenau, Santa Catarina. Nos cinco estilos que a Heilige participou, conquistou três medalhas.
O julgamento foi feito nos dias 18 e 19 de março por 20 juízes, cinco deles internacionais, que concederam méritos de ouro, prata e bronze nas 68 categorias inscritas. Ao todo, 31 cervejarias receberam o prêmio. A Heilige ficou com a medalha de prata com a Red Ale, e medalhas de bronze com a Porter e com a marzen Oktoberfest.
Esta última é uma cerveja sazonal, produzida especialmente para celebrar a maior festa germânica do Rio Grande do Sul e a terceira maior do mundo. A cerveja Oktoberfest foi a única premiada entre as cervejas brasileiras nesta categoria (German-Style Märzen).
Ao todo foram 215 cervejas avaliadas, vindas de sete estados brasileiros. São Paulo ficou com o maior número de títulos, 33, seguido pelo Paraná (26 medalhas), Santa Catarina (16 medalhas), Minas Gerais (14 medalhas), Rio Grande do Sul (9 medalhas), Rio de Janeiro (7 medalhas) e Pará (4 medalhas).
Para Rodrigo Jung, as medalhas conquistadas mostram a qualidade existente nos produtos. “Ganhamos o reconhecimento no mercado cervejeiro, colocando Santa Cruz do Sul na rota dos bons produtores de cerveja”, explicou o sócio, que esteve no concurso junto com o mestre cervejeiro Paulo Sarvacinski.

Alyne Motta

Oktoberfest, Porter e Red Ale foram premiadas em Blumenau

A EMPRESA
A Heilige nasceu para ser mais do que uma cervejaria especializada em produzir bebida de alta qualidade e com sabor incomparável. Busca proporcionar momentos inesquecíveis e especiais. Situada em Santa Cruz do Sul, a escolha não foi um acaso. “É uma das principais regiões de colonização germânica do Brasil”, afirma Rodrigo.
Seu significado, no idioma alemão, significa “santa”, e revela o orgulho que a empresa tem em pertencer a essa região gaúcha. A Heilige traduz também o que os antepassados – os imigrantes alemães – procuraram cultivar em terras brasileiras. Para tanto, produz suas cervejas segundo a Reinheitsgebot, a Lei de Pureza da Baviera.
Instituída em 23 de abril de 1516, a Lei de Pureza da Cerveja define que a bebida deveria ser fabricada apenas com os seguintes ingredientes: água, malte de cevada e lúpulo, sendo que, na época, a levedura de cerveja não era conhecida. A Reinheitsgebot é um dos mais antigos decretos alimentares da Europa.

PRODUÇÃO EM GARRAFAS
Como forma de chegar mais rápido ao público, a Heilige está envasando seus produtos em garrafas. O lançamento dessa novidade foi realizado na noite de ontem, 29 de março, na própria fábrica. A expectativa dos proprietários, com a distribuição em garrafas, é duplicar a venda.
Com uma capacidade de produção de 35 mil litros por mês, a perspectiva da Heilige, com as garrafas, é chegar à utilização de toda capacidade para produzir cervejas. “Estamos com uma produção ampliada para atender a demanda da região”, explicou o mestre cervejeiro Paulo.
A identidade visual da empresa também foi alterada. A criação ficou a cargo de Leonardo Garbin, de Porto Alegre. “Estamos focando mais no nome da Heilige e, pensando nisso, optamos por um rótulo mais clean, com fundo branco e letras douradas, sem deixar de lado os padrões que possuímos”, comenta Rodrigo Jung.
Para produzir suas cervejas especiais, a Heilige conta com os mais modernos equipamentos e técnicas de produção para produzir uma bebida de alta qualidade e sabor único. Dos seus ingredientes básicos, passando pela receita de preparo até o envasamento, a Heilige está sempre em busca dos resultados mais saborosos.

Alyne Motta

Porter, Red Ale, Pale Ale, Wissbier e Pilsen também são encontradas em garrafas

CERVEJAS DA HEILIGE

Porter: Um estilo de cerveja escura, com aroma e paladar intensos. Produzida a partir de maltes tostados e selecionados, esta bebida com aroma de chocolate e caramelo, possui uma espuma densa de cor marrom-acobreada. Com 6,5% de teor alcoólico, acompanha doces como apfelstrudel, cheesecake, bem como carne fortes grelhadas.

Red Ale: Uma cerveja encorpada de paladar intenso e marcante. Nesta receita, utilizam-se apenas maltes importados e selecionados para garantir sua espuma densa e cremosa, coloração acobreada e aroma de caramelo. Possuindo 6% de teor alcoólico, é indicado para carpaccio, pimentão recheado, calabresa e rocambole de carne.

Pale Ale: Esta cerveja possui amargor moderado, aromas cítricos e frutados. Feita com maltes importados, esta bebida de cor âmbar tem espuma densa e sabores maltados, características marcantes desta receita. Com 5,5% de teor alcoólico, harmoniza com queijos fortes, carnes vermelhas, salsichas alemãs e pratos condimentados.

Weissbier: Originária da Alemanha, esta cerveja é produzida com malte de trigo e leveduras especiais. Seu paladar é marcante e remete a sabores de especiarias e frutas que tornam seu aroma e frescor inconfundíveis. Tendo 5,1% de teor alcoólico, harmoniza perfeitamente com comida mexicana, tailandesa, indiana e frutos do mar.

Pilsen: Leve, cristalina e refrescante. Em sua receita, a Heilige utiliza apenas ingredientes puros e selecionados a fim de garantir uma bebida com aroma fresco de lúpulo e coloração dourada com colarinho branco. Com 5,1% de teor alcoólico, harmoniza com bacalhau, camarão, empanados, saladas e massas com molhos leves.