Início Sem categoria A religiosidade e o prato de domingo na Koloniefest

A religiosidade e o prato de domingo na Koloniefest

Alyne Motta – [email protected]

Mostrar as potencialidades das comunidades do interior, destacando as produções locais e criando uma possibilidade de divulgação do meio em que vivem. Este é o objetivo da Koloniefest, que acontece hoje, 22 de setembro, em Monte Alverne, 3º distrito de Santa Cruz do Sul.
De acordo com o professor Nelson Jandrey, o evento vai buscar um resgate das sociedades, a comida que era servida nos almoços de domingo e a religiosidade, muito presente na vida dos imigrantes e o que os mantinha unidos e dava forças para continuar suas caminhadas no novo país.
A Koloniefest, que se encontra em sua segunda edição, foi estruturada pelo Colégio Estadual Monte Alverne, juntamente com uma comissão organizadora. As atividades, com entrada franca, acontecem durante todo o dia, no ginásio do Colégio e têm como tema “Revisitando a cultura alemã”.
O início ocorre às 9h30, com um culto ecumênico, seguido de uma caminhada até a subprefeitura, onde será feita a recepção aos convidados. A abertura oficial acontece às 11h, com solenidade e autoridades. No local será servido almoço (sonntafsessen), tendo no cardápio os pratos dominicais.

Divulgação/RJ

Evento é a sexta edição no ano e a segunda em Monte Alverne

A parte da tarde está reservada às competições de tiro ao alvo masculino e bolão de mesa feminino, tendo ao máximo três representantes de cada sociedade, integrando os presentes. O grupo de danças do Centro Cultural 25 de Julho realiza apresentação artística às 14h.
A oficialização do padrinho e madrinha da bandeira oficial da Koloniefest de Monte Alverne está entre os momentos da programação, assim como a premiação aos vencedores. A grande polonaise e o schrapp completam as atividades do evento, que tem o encerramento previsto para as 16h30.

CICLO ANUAL
A Koloniefest de Monte Alverne encerra o ciclo de seis edições do ano de 2012. As anteriores ocorreram em Rio Pardinho, Alto Paredão, São Martinho, Paredão São Pedro/Sinimbu e Linha Saraiva, entre março e setembro. Idealizada e promovida pela primeira vez no ano passado, teve sequência neste ano.
A continuação da Festa da Colônia, segundo o coordenador pedagógico do Projeto Verde é Vida da Afubra, José Leon Macedo Fernandes, ocorreu em virtude da repercussão positiva e da ótima receptividade do público visitante. Para 2013, os educandários e as comunidades já discutem sua continuidade.
“Existe uma forte tendência de repetir novamente os eventos”, ressalta Fernandes. Ele comenta também a possibilidade de aumento no número de edições, com a inclusão de outras localidades. O evento tem o apoio da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra).