Cristiano Silva
[email protected]
123people / Divulgação
“A Palavra”, do diretor dinarmarquês Carl Dreyer,
está em cartaz na Sessão Amigos do Cinema de hoje
A Associação Amigos do Cinema de Santa Cruz do Sul inicia hoje, 23 de julho, a partir das 20 horas, no auditório do SindiBancários (Rua 7 de Setembro, nº 489), seu segundo ciclo de filmes deste ano com a exibição em DVD de uma raridade cinematográfica: A Palavra (1955), dirigido pelo mestre Carl Theodor Dreyer (1889-1968).
O filme retrata os Borgen, que são uma família de fazendeiros abalada por alguns conflitos internos, como o comportamento de Johannes (Preben Lerdorff Rye), um irmão adulto que se dedica demais ao estudo religioso. Porém nem todos o acham louco, e um sobrinho abalado com a morte da mãe, incube à Johannes a aparentemente impossível tarefa de trazer a mãe de volta. Só que no final do filme, o irmão louco consegue fazer o que lhe é pedido, e por causa da fé, do amor, e da crença, a mulher morta abre os olhos.
Considerado o maior cineasta da história do cinema dinamarquês e mais lembrado por O Martírio de Joana D’Arc,Dreyernão filmava havia uma década, desde Dois Seres (1945), quando fez A Palavra, adaptado da peça de teatro homônima de KajMunk, pastor-dramaturgo assassinado pelos nazistas em 1944.
O filme tornou-se, com o passar dos anos, sua obra-prima, que, vale lembrar, causou perturbação entre jurados e plateia no Festival de Veneza de 1956, onde conquistou o prêmio máximo, o Leão de Ouro. Ótima opção cultural para a noite de hoje!